RPC passa a transmitir telejornal com a cara de cada região

Todas as emissoras da RPC passam a apresentar o ‘Paraná TV – 2ª Edição’ com notícias relevantes para as localidades

·
Atualizado há 9 anos

rcptv-uniaodavitoria-guarapuava
Gilson Boschiero. (Foto: Assessoria RPC TV).

A RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, está com novidade na programação. A partir desta semana, o telejornal Paraná TV- 2ª Edição entra com um formato de edição especial para cada regional da emissora: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa. Agora, as notícias veiculadas no telejornal passarão a ter “pesos” diferentes em cada região, ou seja, um assunto de interesse em União da Vitória e Guarpuava pode ocupar um bloco inteiro no telejornal, mas apenas um minuto e meio em outra praça. Com a apresentação feita de maneira regionalizada, as notícias serão apresentadas de forma ainda mais próxima do telespectador.

O objetivo da mudança é valorizar os acontecimentos locais e oferecer para o telespectador um produto que traga informações relevantes, que fazem parte da sua rotina e fazem diferença no seu dia a dia. Para a implantação do projeto, o Jornalismo da RPC trabalhou em conjunto com a Engenharia, que desenvolveu uma ferramenta pela qual os editores podem acessar os servidores das outras praças, visualizar e editar o conteúdo bruto, ou transferir matérias já editadas de todas as regionais, de acordo com o que for melhor para a edição do telejornal da sua região.

“Cada editor da RPC terá a liberdade de editar o material que vai ao ar de acordo com os interesses de sua região, sem tirar a identidade estadual do jornal. O Paraná TV – 2ª Edição será estadual com cara de local. O jornal agora é dividido por assunto e não mais por geografia”, afirma o diretor de Jornalismo da RPC, Wilson Serra.

Com a mudança, as regionais ganham mais autonomia, a partir da tecnologia, e os telespectadores e anunciantes locais são beneficiados. “Integramos todos os servidores das regionais e desenvolvemos ferramentas para evitar que a edição remota atrapalhasse o ritmo das emissoras locais. Assim, preservamos os conteúdos locais e favorecemos outras praças para que tenham acesso ao conteúdo gerado. Desenvolvemos também uma ferramenta interna para que os jornalistas autorizem e acompanhem a transferência de materiais entre as regionais”, explica o coordenador de projetos e desenvolvimento de sistemas da RPC, Laércio Kazmierczak.

O Paraná TV – 2ª Edição vai ao ar na RPC de segunda a sábado, a partir das 19h, com apresentação de Gilson Boschiero.