Saiba como evitar problemas de acústica em bares, restaurantes e cafés

O uso de materiais e decorações pode fazer a diferença para evitar que sons externos entrem, ou que o barulho interno incomode a vizinhança

·
Atualizado há 3 anos

Isolamento acústico pode gerar uma experiência muito mais agradáveis aos clientes dos estabelecimentos – Fonte: PXhere
Isolamento acústico pode gerar uma experiência muito mais agradáveis aos clientes dos estabelecimentos – Fonte: PXhere

Uma passada em um bar, café ou restaurante pode ser um momento para relaxar e se divertir – ou, também, no caso dos cafés, pode ser um momento para se concentrar no trabalho ou nos estudos. Muitas vezes, no entanto, ruídos indesejados com origem no lado de fora do estabelecimento podem atrapalhar esse momento de diversão ou de concentração.

O barulho normal de uma rua ou outros meios de transporte, como aviões e trens, possuem potencial para incomodar os frequentadores desses estabelecimentos. A proximidade de estádios, templos religiosos, paradões de ônibus, casas noturnas ou até de outros bares também podem ser uma causa de sons indesejáveis em bares, cafés e restaurantes.

No caso dos bares e dos restaurantes, existe ainda o problema inverso: o barulho produzido dentro do estabelecimento que se torna um fator de incômodo na vizinhança e, muitas vezes, leva a conflitos que podem terminar nos tribunais ou até no fechamento do estabelecimento. Esse problema é maior nos estabelecimentos que estão sediados em áreas residenciais.

É comum que os proprietários de estabelecimentos desse tipo vejam os problemas relacionados aos sons como um problema com o qual é inevitável conviver. Porém, a engenharia e a arquitetura possuem um ramo voltado exatamente para a redução da capacidade de disseminação de sons. O isolamento acústico prevê uma série de soluções para reduzir a passagem de ruído, seja entre diferentes ambientes de um mesmo edifício ou do ambiente externo para o interno e vice-versa.

Para garantir que os clientes de um estabelecimento tenham conforto acústico e consigam desfrutar de uma conversa ou de um momento de calma, existe uma série de dicas relacionadas a materiais, à geometria do espaço e à decoração que podem fazer toda a diferença. Conheça algumas a seguir:

Materiais para isolamento acústico

Garantir que as paredes e aberturas ofereçam a maior resistência possível à passagem de ruídos é a medida mais importante para o conforto acústico dos consumidores, assim como para evitar que o barulho do estabelecimento cause poluição sonora na vizinhança. A lã de vidro é usada para isolamento acústico. Uma camada do material deve ser instalada no interior das paredes para que a passagem de sons reduza significativamente.

Nas janelas, vidros duplos ou triplos e esquadrias de PVC com revestimento interno de lã de rocha mineral são uma solução para conter o barulho. Para evitar a disseminação de ruídos para o andar de baixo, é possível instalar materiais como mantas de poliestireno ou cortiça entre o piso e a laje.

Superfícies que absorvem as vibrações

Superfícies lisas são mais fáceis de serem atravessadas pelas vibrações sonoras. Por isso, deve-se dar preferência aos materiais rugosos e porosos para isolar um ambiente acusticamente. Materiais como placas de melamina expandida para revestir o teto e as paredes são uma solução para que o som ambiente se torne mais agradável e, ao mesmo tempo, as pessoas consigam conversar com tranquilidade, sem precisar erguer demais a voz.

Contudo, claro que o ideal é que os revestimentos para melhorar a acústica tenham uma boa aparência. Assim, existem uma série de opções no mercado pensadas para atender, ao mesmo tempo, às demandas acústicas e estéticas.

Usar a decoração a favor da acústica

Vários artefatos decorativos podem ser úteis para evitar a poluição sonora. Cortinas e plantas grandes, como samambaias, servem para absorver vibrações, assim como tapetes e carpetes evitam que os ruídos passem para o andar de baixo. Quanto mais tecido, menos as vibrações se disseminam. Toalhas de mesa e móveis estofados também ajudam. Nas paredes, quadros funcionam como uma camada a mais de isolamento acústico.

Além dessas dicas importantes, existem outras:

– Escolher os modelos de equipamentos menos ruidosos, como aparelhos de ar-condicionado, máquinas de café e refrigeradores

– Utilizar equipamentos como portas acústicas e, para máquinas muito ruidosas, o enclausuramento de máquinas