Santin Roveda está entre os finalistas do Prefeito Empreendedor 2019

Com 6.300 atendimentos e novas 760 MEIs, Casa do Empreendedor, ação da atual gestão, fortalece ações administrativas que colocam União da Vitória na final do importante prêmio estadual

·
Atualizado há 5 anos

Santin Roveda, prefeito de União da Vitória
Santin Roveda, prefeito de União da Vitória

Recentemente, auditores do SEBRAE estiveram em União da Vitória para avaliar e validar os dados do município. A visita fez parte do processo de análise com vistas ao “X Prêmio Prefeito Empreendedor”, no qual União da Vitória acaba de ser informada que postula como finalista na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

“Em nome do comitê estadual parabenizamos o prefeito Santin Roveda e toda equipe envolvida no projeto”, destacou Amberson Silva, Coordenador Estadual Políticas Públicas do SEBRAE Paraná ao dar a notícia na manhã desta segunda-feira (25)

O programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município premiará os gestores que tenham comprovados os resultados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Nisto, vale destacar os avanços atingidos por União da Vitória por meio de sua “Casa do Empreendedor”. Inaugurada em novembro de 2017, a pedido do prefeito Santin – que vê no micro empreendedorismo o caminho mais curto para grandes avanços na economia municipal -, o espaço de atendimento ao empresário local apresenta número animadores.

Se em 2015 o município amargava um saldo negativo de 563 vagas de trabalho e, em 2017, foram gerados apenas 119 empregos, em 2018, depois dos incentivos da Casa do Empreendedor sediada em prédio da prefeitura, foram criados 482 novos postos de trabalho.

De março de 2017 a março de 2019, foram prestados 6.300 atendimentos a microempreendedores por meio desta parceria com o próprio SEBRAE. Isso resultou na abertura de 760 MEIs em União da Vitória desde que a casa foi aberta. “É um número que realmente traz oxigenação para nossa economia, mas que vai além: confirma que União da Vitória ressurge regionalmente ao tonificar suas potencialidades”, disse o secretário de desenvolvimento econômico, turismo e urbanismo, Valter Cano.

Mas não foram apenas nesses números que a vistoria do SEBRAE se baseou para classificar União da Vitória. Foram consideradas ações como as 45 obras em andamento neste momento no município, em diversos setores como a saúde e a educação, por exemplo. Também foram consideradas, haja vista que fazem parte do objetivo que é o desenvolvimento econômico do município, ações de mobilidade urbana. “Após análise, junto ao comitê estadual, em função das informações técnicas colhidas na visita e por estarem em patamar similar a outros municípios finalistas é que União da Vitória foi selecionada”, frisou Amberson.

O prefeito Santin se disse animado com a notícia. “É um momento que nos anima. Uma conquista importante estarmos entre os quatro finalistas do Paraná, o que só reforça que nossa equipe está trabalhando no caminho certo. Essa notícia já é uma grande vitória para nossa União da Vitória que há pouco tempo andava desanimada, não acreditava em seus potenciais. Isso já mudou para melhor, os números comprovam. E isso talvez seja o maior presente de aniversário que poderíamos dar, um presente  que é fruto do trabalho de nossa gente”, resumiu Santin.

A cerimônia de premiação estadual será dia 22 de abril em Curitiba.