Por Mariana Honesko
A inauguração do Centro de Saúde São Camilo parou, literalmente, a rua. Na Benjamin Constant, onde ficam seus 2.500 metros quadrados de estrutura, uma grande cerimônia, prestigiada pela comunidade, renomados profissionais médicos e autoridades políticas da região, foi realizada. O ato marcou a inauguração do empreendimento. O atendimento ao público, de fato, só deve ocorrer após o Carnaval. Para a direção do São Camilo, que já trabalha em União da Vitória, na administração do Hospital Regional, há nove anos, abrir novas portas é a realização de um sonho. “Estamos muito felizes e queremos ter no tratamento humanizado o nosso diferencial”, sorriu o administrador da unidade, Claudemir Andreghi.
O deputado estadual Valdir Rossoni, que também acompanhou a cerimônia, elogiou o nascimento do empreendimento e disse que ações assim minimizam as dificuldades que o Poder Público tem em suprir todas as necessidades da comunidade. “É um avanço na área de saúde. Há dois anos tínhamos uma fila de mil cirurgias. Agora, temos uma espera normal”, disse, mencionando os números da 6ª Regional de Saúde. Rossoni ainda mencionou os índices da mortalidade infantil da região como favoráveis e atribui à eles investimentos feitos em parceria, como o novo centro do São Camilo. Defendendo a mesma linha de avaliação, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, pontuou os investimentos na área pública a confirmou sua ineficiência quando trabalhado de modo isolado. “A saúde depende das parcerias. Elas não consegue fazer frente à tudo”, avaliou.
Para a direção do São Camilo, ainda que uma conquista, o Centro de Saúde é apenas uma consequência do perfil do grupo. “Temos que pensar grande. A tecnologia vem aumentando, trazendo novidades e quem não pensar grande corre o risco de fechar”, disse o diretor regional do São Camilo na região Sul, Carlos Robini. O pároco da regional Sul, padre Osmar Penso, reforçou a criação do espaço. Para ele, a realização de consultas pagas também é sinônimo de investimento na comunidade. “No hospital (Regional), cumprimos 67% de atendimento pelo SUS. Com o plano, trabalhamos para ter receita, para que o hospital cresça”, sorriu.
Antes do ato inaugural, que terminou com a abertura de um laço simbólico, o bispo diocesano, Dom João Bosco, abençoou o novo espaço. Em suas palavras, lembrou da missão de São Camilo, que pregava o cuidado aos doentes.
Pelo Brasil, o grupo está presente em 54 hospitais e outros 14 escritórios exclusivos ao trabalho e manutenção do plano de saúde.
O Centro de Saúde é amplo, tem quatro andares e cerca de 20 consultórios. Conforme o gerente administrativo, Milton da Silva, ele vai atender consultas particulares e todos os convênios. Médicos da região assinam o trabalho.
Além de atuar com pronto atendimento, o Centro de Saúde contará com exames de imagens de alta tecnologia, como raios-x, ultrassonografia, mamografia e eletrocardiograma. A unidade fará ainda cirurgias gerais e vasculares.
Centro de Saúde São Camilo
O empreendimento fica na Rua Benjamin Constante, 580, centro de União da Vitória. Outras informações pelo telefone 3524-2579.
