São Mateus do Sul também caminhou contra a violência à pessoa idosa

Pessoas de várias faixas estarias caminharam pela causa

·
Atualizado há 12 anos

 

Pessoas de várias faixas estarias caminharam pela causa. (FOTO:
Daniel Brizueña)

Com o lema Silencio é cumplicidade, noticiar é cuidar, foi celebrada hoje pela manhã o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em São Mateus do Sul. A data foi marcada por uma passeata que teve início no pátio da rodoviária e percorreu as duas principais avenidas de São Mateus do Sul. A participação de pessoas de diferentes faixas etárias demonstra uma nova cultura de conscientização que visa defender os idosos dos diferentes formas de agressão.

Para a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da paróquia São Mateus, Maria Izabel Krinski Santos. “Várias podem ser as formas de agressão e maus tratos contra os idosos, que vão dos abusos físicos, psicológicos, sexuais, negligência e financeiros”, falou. Segundo a líder da pastoral da Pessoa Idosa. “A violência contra a pessoa idosa ainda se mascara e há omissão nas denúncias, pois muitas vezes as vítimas procuram proteger seus agressores que, na grande maioria, são familiares ou pessoas bem próximas a eles, disse.

Neste sentido a líder comunitária exortou que. “É preciso ter consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos”, destacou.

As pessoas idosas são asseguradas na Constituição Federal e em leis específicas os direitos necessários para viver com dignidade. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) prevê que, é obrigação do Poder Público garantir às pessoas idosas a proteção à vida, à saúde, à acessibilidade, ao atendimento preferencial, entre outras medidas que garantam o seu bem-estar e envelhecimento saudável.

De acordo com os números do Ministério da Saúde, mais de 12% dos idosos no País sofrem algum tipo de violência, as principais vítimas são mulheres de 75 anos. As denúncias podem ser feitas em várias entidades, entre elas: MP, Conselho do Idoso, Defensoria Pública, Policia Militar e outros.