Estão abertas as inscrições para o “Mais Médicos” do Governo Federal

·
Atualizado há 11 anos

mais-medicosAs inscrições para o Programa do Governo Federal e Ministério da Saúde, Mais Médicos para o Brasil, já estão abertas.

 O Programa faz parte de um pacto de melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem ou há escassez desses profissionais.

As inscrições são válidas tanto para médicos quanto para municípios.

No caso de profissionais da medicina aprovados pelo cadastro do Mais Médicos, estes receberão bolsa-formação no valor de R$ 10 mil; ajuda de custo para despesas de instalação, que não poderá exceder o valor de três bolsas-formação e pagamento das despesas com passagens do médico participante e de sua família.

Se as vagas não forem preenchidas haverá cadastramento de médicos estrangeiros. Lembrando que as vagas são prioritárias para brasileiros.

Esta ação pretende convocar médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do País.

Médicos Intercambistas

O médico intercambista exercerá a Medicina e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, exclusivamente, no âmbito do Programa Mais Médico.

Ele receberá apenas um registro profissional provisório pelos Conselhos Regionais de Medicina, que deverá ser expedido no prazo de até 15 dias após a apresentação do requerimento da coordenação do Mais Médicos e terá validade restrita à permanência no Programa.

O profissional também estará sujeito à fiscalização e ao pagamento das anuidades estabelecidas pelo respectivo Conselho Regional de Medicina.

Municípios

Todas as prefeituras que têm áreas de difícil acesso, de difícil provimento de médicos ou que possuam populações em situação de maior vulnerabilidade poderão participar do Programa.

Mas, apenas as administrações que possuírem o cadastro no PROVAB2013 conseguirão realizar o cadastro. Caso a prefeitura não tenha o cadastro deverá fazê-lo no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS) ou PROVAB.

Porto União possui a inscrição em nome do Secretário de Saúde do município, Jair Giraldi, já União da Vitória não consta na lista.

Novos cursos de medicina

Ainda para aperfeiçoar a pasta médica no País, o Governo Federal com o Programa Mais Médicos decretou a abertura de mais vagas em Instituições de Ensino que disponibilizam o curso de Medicina.

Até 2017, 11.447 novas vagas de graduação em Medicina serão criadas no Brasil, para suprir a carência de profissionais. Das vagas previstas, 3,6 mil deverão ser criadas em instituições públicas e outras 7,8 mil em escolas privadas.

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. E cerca de 22 estados do País estão com baixo número de médicos de acordo com a médica nacional. Os estados do Paraná e Santa Catarina têm, respectivamente, 1,68 e 1,69 profissionais no índice nacional.

Mais informações podem ser obtidas pelo portal Mais Médicos para o Brasil ou pelo número 136 – disque saúde.