Sem saber para onde ir

Obstáculos e veículos nas esquinas atrapalham visibilidade dos motoristas. Prefeituras dizem que problema é estrutura

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

visibilidade (2)O problema não é isolado. Basta um simples passeio em algumas ruas das Cidades Irmãs para que a primeira dificuldade seja encontrada. Basta, na verdade, dobrar a esquina. A falta de visibilidade nelas é comum mas, segundo os departamentos de Trânsito das prefeituras de União da Vitória e Porto União, não tem diretamente envolvimento com as ruas. Antes, os pontos “cegos” que obrigam manobras arriscadas, podem estar envolvidos com a estrutura da cidade.

Em União da Vitória, por exemplo, o setor garante que a metragem de recuo, recomendada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são mantidos nas esquinas. Além disso, em pontos mais críticos, o departamento explica que opta por alternativas. É o caso da criação de bicicletários e estacionamento para motocicletas, no lugar de vagas para carros. “Mas alguns casos não tem como resolver. Muitos são problemas de estrutura mesmo”, reforça o diretor de Trânsito, Delonir Estoquero.

visibilidade (4)
Em Porto União, espelhos tentam aumentar visibilidade: mecanismo é pouco usado

Em Porto União, a explicação é a mesma. Conforme o secretário de Planejamento, Cláudio Tilgner, as construções mais antigas não respeitam as normas atuais para as obras de edificação residencial ou comercial. As novas orientações pregam quatro metros de recuo na rua principal e outros dois, na via lateral. “Isso já é algo para ajudar na visibilidade”, pontua.

Para “lapidar” o que já está construído, como é o caso dos imóveis e calçadas mais velhos, o departamento em Porto União aplica medidas paliativas. “Placas que são colocadas nos canteiros são retiradas e a gente dá atenção especialmente para as rotatórias, onde podamos as árvores também”, ressalta o diretor do departamento de Trânsito em Porto União, César Viganó.

Em alguns casos, porém, não há o que fazer. Postes de iluminação pública instalados na esquina e a falta de sinaleiros podem comprometer a visibilidade. Na maioria dos casos é preciso bom senso. A cautela pode evitar acidentes envolvendo os veículos, bem como garantir a travessia segura de quem está a pé.

visibilidade (3)Espelhos na esquina

O departamento de Trânsito de Porto União apostou na criatividade e na economia para ajudar na visibilidade. Há alguns meses, a esquina da rua Matos Costa com a Frei Rogério, no centro, ganhou dois espelhos. A intenção é garantir mais segurança aos motoristas, já que o trecho tem sua visibilidade bastante comprometida. Conforme já havia apurado O Comércio, nem sempre o equipamento é lembrado. Alguns motoristas sequer sabiam para que ele servia. Outros, porém, narraram dificuldades para entender como ele funcionava. Vale lembrar a explicação de Viganó dada à reportagem pouco depois da instalação: os espelhos agem como retrovisores e ajudam na tomada da decisão de seguir ou não em frente.

visibilidade (5)Difíceis de enxergar

UNIÃO DA VITÓRIA

Castro Alves com Costa Carvalho

Paraná com Prudente de Moraes

Coronel João Gualberto com Professora Amazília

Costa Carvalho com Manoel Ribas

visibilidade (1)PORTO UNIÃO

Frei Rogério com Matos Costa

José Boiteux com Sete de Setembro