Sessão da Câmara de União da Vitória debate o Setembro Amarelo

Na noite de segunda-feira, 20, aconteceu a 30ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A Casa de Leis recebe o público com restrição da capacidade e utilização de máscaras e cuidados a não contaminação do Covid-19.

Foto: da Assessoria

As Indicações dos vereadores tiveram temas diversos: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou a realização de estudos para a estruturação de farmácias Distritais, principalmente em São Cristóvão. Valdir Luiz Cortellini (PSB), a reforma da academia ao ar livre do Distrito de São Cristóvão; Júlio Adilson Pires (PP), pavimentação asfáltica em via do Bairro Rio d´Areia e atenção em faixa de pedestres próximo ao Comércio Ervin Larsen no Bairro São Basílio Magno. Ednilson de Godoy (PV) indicou necessidade de redutores de velocidade em via do Bairro Bom Jesus e Celso Carlos Rocha (MDB) em via do Bairro São Bernardo. Alandra Roveda Grando (PL) indicou a necessidade de realização de ações para a prevenção do suicídio, como inserção de placas informativas em locais visados para os atos e de grande movimentação e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP)  iluminação em via do Bairro São Braz.

União Pró-Vida

A Tribuna Popular contou com a presença do voluntário do Instituto União Pró-Vida, Sr. Jonas, o qual discursou sobre o Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Jonas explicou a história do Instituto União Pró-Vida, com origem a partir do Centro de Valorização da Vida, que nasceu em São Paulo em 1962 e hoje atua em todos os Estados do Brasil. Em União da Vitória os trabalhos iniciaram em 2004 e atualmente conta com 23 voluntários que utilizam recursos próprios para a causa e dedicam tempo oferecendo, através de treinamento, o atendimento para quem sofre de vulnerabilidade, depressão, falta de ânimo através de alterações de comportamento e frases de alerta emitidas, todos indícios que podem levar ao suicídio.

Foto: da Assessoria

Desde 2017 até o momento, 489 atendimento foram realizados através do desabafo por WhatsApp e telefone 24 horas, 308 em plantões itinerantes, 232 presenciais no posto de atendimento, 189 atendimento de ideações suicidas 189 (17% das pessoas atendidas) e através do telefone fixo foram 66 atendimentos.

Jonas trabalha desde 1980 na área e, para sua experiência, os números são alarmantes. Ele acredita que  é necessário divulgar o número para quem está carente e em situação fragilizada, quem está acamado e não tem vontade de levantar da cama. Jonas solicitou ao poder público para que ajude a divulgar constantemente, pois, para os voluntários, o setembro amarelo é lembrado todos os dias do ano.

Jonas mostrou, também, um vídeo com o Cantor Carlinhos Brown, onde a música cantada menciona a importância em falar, pois, o silêncio contribui para a situação se agravar.  Em União da Vitória o Pró-Vida funciona em sala cedida pela Prefeitura na Rodoviária e está disponível através dos telefones 3523-7217 – e WhatsApp 24horas no 98890 -0279.

No momento aberto aos vereadores para interação com Jonas, Alandra lembrou a importância em falar sobre o assunto, referindo-se a depressão como mal do século e a importância dos cartazes nas pontes, para incentivar pessoas com pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Os Vereadores Valdecir José Ratko, Anderson Cardoso e Emerson Litwinski parabenizaram o trabalho do Instituto. José Pedro Walck perguntou se o Instituto recebe algum recurso, ao que Sr. Jonas respondeu que não recebem incentivo financeiro, mas estão em local cedido pela Prefeitura e tem sua conta de telefone fixo, que não é utilizada para ligações particulares, somente atendimento e é paga pela Prefeitura, sendo que o restante das despesas são financiadas pelos próprios voluntários. Cordovan perguntou quais as necessidades do Instituto,  caso alguém queira ajudar. Jonas falou da necessidade de atualização dos números dos telefones que estão postadas nas duas cidades, a intensificação na distribuição das placas inclusive  no perímetro rural, onde mulheres sofrem violência nas colônias e não tem a quem recorrer assim como outros fatos que demarcam a necessidade de atenção fora do perímetro urbano. Jonas comentou sobre anteparos colocados nas pontes em algumas cidades, todas formas de dificultar o ato do suicídio, de forma a não facilitar a ação.

Projetos

Entre os Projetos votados durante a Sessão, o de número 46/2021 foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, que altera o artigo 3.o da Lei 4493/2015, onde são ajustados situações pontuais de advogados municipais fazendo jus à percepção da verba arrecadada. Em primeira discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 22/2021 que denomina de João Luiz de Paula “Jairão” as arquibancadas do Estádio Álvaro Randon em São Cristóvão; nº 31/2021 que estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes em União da Vitória, ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona; e N.o 47/2021 que cria a Comissão Municipal de trânsito de União da Vitória – COMTRAN.

Requerimentos

Entre os Requerimentos, o Vereador Anderson Cardoso (PROS) solicitou para a inclusão no programa de asfalto via do Bairro Limeira e juntamente ao Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) a manutenção da Mini Arena do Bairro São Sebastião. Edilson Godoy (PV) apontou a necessidade de reforma no imóvel onde hoje funciona o CAPS e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) a pavimentação asfáltica em via do Bairro São Braz.

Palavra Livre

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Ednilson de Godoy (PV), Waldir Luiz Cortellini (PSB), José Pedro Walck (PSD), Valdir José Ratko (PSD), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henick (SDD), Emerson Litwinski (PTC). O assunto mais comentado no Pequeno Expediente entre os EDIS foi o problema no Cemitério São Cristóvão, motivo de queixa da população aos vereadores, além de muros que estão caindo a necessidade apontada por Ratko, que já foi motivo de proposição, é a solução de um cemitério novo, afinal a população necessita de uma solução urgente neste sentido.

O Presidente da Casa finalizou a Sessão parabenizando a Equipe da União Pró-Vida, mencionou o Evento Conheça seu Exército, do qual fez parte durante a semana, a inauguração do novo bloco da UNESPAR e ressaltou a dedicação do trabalho dos vereadores que estão com os olhos e cuidados para as diversas necessidades da população.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.