SETE DE SETEMBRO: Militares vão abrir desfile no Vale do Iguaçu

Novidade marca momento celebrado neste sábado, 7

No Vale do Iguaçu, desfile inicia às 9h (Foto: Arquivo/JOC).
No Vale do Iguaçu, desfile inicia às 9h (Foto: Arquivo/JOC).

A Independência do País será lembrada neste sábado, 7, em todo o Brasil. E na comemoração, o desfile cívico é a “cereja do bolo”.

No Vale do Iguaçu, esse momento, cívico-militar, acontece a partir das 9 horas. A organização neste ano, é da Secretaria da Educação de União da Vitória (cada ano, é uma das secretarias da Educação, ora de União ora de Porto União) que, sobre o roteiro, conversou com a reportagem do jornal O Comércio.

Conforme o secretário da Pasta, Ricardo Brugnago, 66 instituições participaram do desfile. “É um momento belíssimo para trabalharmos o patriotismo, mostrando nossa essência”, disse. O palanque das autoridades ficará em frente à Casa do Empreendedor, bem no centro de União. A concentração, será em Porto União (próximo à farmácia Santa Terezinha) e a dispersão, em União da Vitória, na rua Clotário Portugal.

A novidade de 2019 é a inversão no cronograma do desfile. Ao contrário dos anos anteriores, neste, são os militares (Exército, polícias e bombeiros) quem abre as comemorações do dia 7. Em caso de chuva forte, o desfile será cancelado. “Mas apenas se chover no momento do desfile. Caso seja apenas uma garoa fina, ele será mantido”, ressalta Brugnago.

A lista com a ordem das entidades, horários e locais de concentração para o desfile cívico está disponível aqui.

SEMANA DA PÁTRIA

Em União da Vitória, o hasteamento da bandeira, por conta da Semana da Pátria, está acontecendo todos os dias (até este sábado) às 8 horas, na Praça Expedicionários.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta