Sul está entre as regiões menos transparentes na divulgação de dados

Análise leva em conta conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações da infecção. Paraná e Santa Catarina aparecem no final do ranking

·
Atualizado há 4 anos

De acordo com a Open Knowledge Brazil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, o Paraná e Santa Catarina estão no nível ‘opaco’ em relação à transparência de dados a respeito da Covid-19. ‘Opaco’ significa que na pontuação, as regiões apresentam menos de 19 pontos. Veja o estudo completo aqui.

Ocupa o topo da lista, com 81 pontos, Pernambuco. No pódio, o Estado compartilha dos bons resultados com o Ceará, em segundo lugar com 69 pontos, e Rio de Janeiro, com 64.

Na prática, o levantamento mostra que 90% dos estados, incluindo o Governo Federal, ainda não publicam dados que permitam acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo País. O Brasil registrou seu primeiro caso em 26 de fevereiro deste ano.

“Na última semana, alguns estados evoluíram muito rápido”, avalia Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. Ela cita especialmente Maranhão, Tocantins e Rio de Janeiro, que nos últimos dias passaram a fornecer informações detalhadas e em formatos abertos. “É preciso reconhecer os esforços desses gestores, pois esses dados são fundamentais para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções”, diz.

Fernanda explica ainda que a avaliação busca apoiar os Estados e o Governo Federal na melhoria da transparência. “Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entre os estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento a infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise”, conclui.

A OKBR analisou a qualidade dos dados que foram fornecidos pelos estados do Brasil, além do conteúdo e detalhamento de informação e o formato. Pontos positivos para o levantamento são a disponibilidade dos dados como idade, sexo, infraestrutura de saúde, testes disponíveis e aplicados. A avaliação foi feita sobre as informações disponíveis na manhã de 2 de abril. Para refletir as melhorias feitas pelos estados, o índice será atualizado semanalmente.

 

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul

36 pontos

Santa Catarina

Dez pontos

Paraná

Dez pontos

O QUE SE APUROU

* 90% dos avaliados ainda não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país, incluindo o governo federal

* Quase 40% dos estados ainda têm nível “opaco” de divulgação (0 a 19 pontos)

* Apenas um Estado divulga em seu portal a quantidade de testes disponível

* Nenhum divulga quantos leitos (sobretudo, UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível

* Três Estados e o Governo Federal ainda não publicam informação por município

* Mais de 80% dos entes avaliados não divulgam dados em formato aberto (apenas em boletins ou em meio ao texto corrido)