TALENTO DE ARTISTA: Um novo tom para a capela do Morro do Cristo

Espaço terá conjunto de cenas religiosas, incluindo a aparição do Sagrado Coração

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

Moisés Vianna já tem um repertório amplo no conjunto de arte sacra. Afinal, são mais de 30 anos dedicados ao trabalho: dez, apenas para a pintura religiosa. É dele, por exemplo, a autoria das obras que ilustram o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, e os vitrais da São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória. Agora, o artista se debruça sobre as imagens que compõe a capela que fica no alto do Morro do Cristo – um dos cartões-postais de União da Vitória.

No feriado de Carnaval, Vianna estava lá. Conforme ele, o conjunto de nove telas, devem ser concluídos nos próximos dois meses. O trabalho começou há 60 dias. “Estamos restaurando a capela do Sagrado Coração e fazendo estas novas obras”, conta. As imagens da aparição do Sagrado, a Santa Ceia, o Cristo Crucificado e a Ressureição do Cristo, estão entre as nove obras assinadas pelo artista.

Durante as obras, a capela fica aberta e pode ser visitada pela comunidade. “Só ontem (segunda-feira, 4), mais de cem pessoas vieram até aqui no alto”, conta Vianna. “O pessoal viu o trabalho, e elogiou a nossa cidade”.

Infraestrutura

O Morro do Cristo é conhecido do ponto de vista turístico. Famoso por conta da altura da estátua, quem visita o endereço precisa ter disposição. Embora dê para chegar aos pés do ponto mais alto de carro – ou qualquer outro meio de transporte – chegar pertinho da imagem do Cristo e da panorâmica que o mirante lá do alto oferece, é preciso “maratonar” em 230 degraus.

Argumentos para atrair os visitantes – são cerca de 35 mil pessoas por ano – não faltam. A imagem sacra é a segunda maior do País. Perde apenas para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e empata com o Cristo Luz, em Balneário Comburiu.

capela-morro-do-cristo3O Morro do Cristo, cuja história remonta ao final da década de 60, já viveu dias de maiores dificuldades. O acesso, no bairro São Joaquim, era pela estrada de terra. Hoje, há asfalto em toda a extensão, até o pé do Cristo. A escadaria ainda é original, mas já recebeu melhorias e correções.

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado é padroeiro de União da Vitória, lembrado com feriado, no dia 15 de junho. A imagem batiza a Catedral e coloca a cidade em destaque: a imagem do Sagrado, no alto do Morro, é a segunda maior do País (fica atrás apenas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro).

Conforme o catolicismo, o próprio Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, freira que pertencia a uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Santa Margarida teve a visão de Jesus Cristo mais duas vezes. Nas aparições, o próprio Senhor teria pedido pediu para que ela divulgasse a devoção ao Sagrado Coração.