Temporais destroem mais de 4 mil postes no Paraná em apenas dois meses

Copel investiu cerca de R$ 11 milhões na recuperação da rede elétrica; tempestades provocaram oito vezes mais danos a postes do que acidentes de trânsito no mesmo período

·
Atualizado há 3 horas

A sequência de temporais no Paraná tem provocado prejuízos expressivos à infraestrutura de energia elétrica. Entre 1º de setembro e 5 de novembro de 2026, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou substituir 4.048 postes danificados por tempestades, vendavais e outros fenômenos climáticos extremos.

Foto: Copel

O número chama a atenção pela dimensão dos estragos. Em pouco mais de dois meses, as condições climáticas provocaram a substituição de 40% mais postes do que os acidentes de trânsito registrados em quase todo o ano no estado.

Segundo a Copel, aproximadamente R$ 11 milhões foram destinados à recuperação das estruturas atingidas, sem considerar outros equipamentos danificados, como transformadores e cabos da rede elétrica.

Tempestades causam oito vezes mais danos que acidentes

O levantamento revela a intensidade dos temporais no Paraná. Entre setembro e o início de novembro, colisões de veículos provocaram a substituição de 504 postes, enquanto as tempestades danificaram 4.048 estruturas.

A diferença ultrapassa 700%, evidenciando o impacto dos fenômenos meteorológicos sobre o sistema de distribuição de energia.

De acordo com o superintendente de Construção e Manutenção de Redes da Copel, Paulo Valadão, a substituição de um poste pode exigir de três a seis horas de trabalho.

O prazo depende das condições do terreno, do acesso ao local, dos equipamentos instalados e das condições climáticas durante os reparos.

Tornado em Maringá deixou milhares de imóveis sem energia

Um dos episódios mais graves ocorreu na segunda-feira (2), quando um tornado atingiu Maringá, no Noroeste do Paraná.

O fenômeno provocou a destruição de 372 postes, conforme balanço divulgado até quinta-feira (5). No momento mais crítico, aproximadamente 89 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, o equivalente a cerca de 40% da cidade.

Além dos postes, dezenas de quilômetros de cabos foram rompidos, comprometendo o fornecimento de eletricidade.

Paraná contabiliza 13 tornados em 2026

Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam que o estado registrou 13 tornados entre janeiro e o início de novembro deste ano.

Os fenômenos foram registrados em diferentes regiões e se somam a episódios de granizo, chuvas intensas e fortes rajadas de vento.

A frequência dos eventos severos também aumentou nos últimos anos. Entre 2020 e 2022, o Paraná registrou uma média de 12 grandes temporais por ano. Entre 2023 e 2025, essa média passou para 20.

Em 4 de outubro, por exemplo, tempestades provocaram interrupções no fornecimento de energia para 325 mil unidades consumidoras. A Copel informou que conseguiu restabelecer o serviço para mais de 90% dos afetados em menos de 24 horas.

Acidentes contra postes apresentam redução

Enquanto os danos provocados pelo clima aumentaram, as substituições de postes decorrentes de acidentes de trânsito apresentaram queda de 7,2% em 2026.

De janeiro a 5 de novembro, foram registradas 2.891 substituições por colisões de veículos, contra 3.116 no mesmo período de 2025.

Apesar da redução, esses acidentes continuam representando riscos à população e podem interromper o fornecimento de energia para residências, estabelecimentos comerciais e serviços essenciais.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!