Trecho da morte na BR 153

Maioria das mortes por acidentes de trânsito se concentra nas Serras do Honorato e na Serra do Leão

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Atualizado há 6 anos

Os trechos de serra são os mais perigosos no trecho da morte da BR 153, na região sul do Paraná
Os trechos de serra são os mais perigosos no trecho da morte da BR 153, na região sul do Paraná

O trecho sul da rodovia federal BR 153, a Transbrasiliana, entre União da Vitória e o Trevo do Horizonte é conhecido como “Corredor da Morte” pelo número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. E o trecho onde acontecem mais óbitos em decorrência de acidentes é a Serra do Honorato entre General Carneiro e o Trevo de Palmas (Horizonte). Outro trecho que chama a atenção é justamente outra serra: a do Leão, já em União da Vitória.

As mortes, principalmente em trechos da decida da Serra do Honorato, normalmente envolvem caminhões e carretas que sobem em sentido contrário. Manobras de ultrapassagem em local não permitido, problemas de frenagem e falta de controle de direção, formam o “coquetel da morte” naquele trecho.

Em maio deste ano, uma colisão entre um caminhão carregado com chapas de aço e um veículo Pick-Up (utilitário), com placas de Faxinal do Guedes (SC), carregado com frutas e verduras, resultou na morte de um jovem de 22 anos e em ferimentos gravíssimos em outro rapaz de 24 anos. O passageiro, identificado como Saulo Henrique Inácio Silva, 24, foi encaminhado em estado grave ao Hospital de General Carneiro e o condutor, Pablo Felipe Inácio Silva, 22, morreu no local do acidente.

O acidente mais recente deixou um motorista ferido em estado grave. O registro aconteceu no fim da tarde de segunda-feira, 08, na região da Serra do Honorato, em General Carneiro. Conforme as informações, o condutor de um dos caminhões se feriu com gravidade e ficou preso às ferragens, sendo necessária um trabalho rápido e preciso por parte dos bombeiros.

Registros imprecisos

No caso da Serra do Leão, apesar do número elevado de acidentes, as estatísticas são imprecisas. Conforme o Instituto Médico Legal de União da Vitória, neste ano já foram oito mortes na Serra do Leão, a maioria delas por saída de pista com tombamento.

Na Serra do Honorato, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros Comunitário de General Carneiro, são registrados em média, 35 acidentes no local, a maioria deles com feridos em vários graus de gravidade. Como o mês de outubro ainda está na primeira quinzena, o número aproximado (por estimativa) é de 51 acidentes registrados somente na região de General Carneiro, com seis óbitos confirmados pelos bombeiros. Os trechos são mal sinalizados e a chuva, muito presente na região, contribui para os acidentes e os altos índices de acidentes violentos da região.

Sobre a revitalização da BR 153

serrahonorato-br153-acidentes (1)Uma das maiores obras de revitalização da região Sul do Paraná comemorou neste final do mês de setembro (dia 29), mês seu quarto aniversário. A entrega da revitalização da BR-153, trecho até o Trevo de Palmas (Horizonte), demorou cerca de dois anos e meio para ser finalizada, mas, para ter início, foram quase três décadas de luta e descaso.

Foram 75 quilômetros de revitalização. Nove trevos, nove desvios, correções de traçados e recapeamento de toda a extensão. Uma das mudanças com maior impacto foi logo na entrada da cidade, no popular “Trevo do Mallon”. O cenário foi totalmente modificado para organizar o tráfego em um esquema mais moderno com cara de cidade grande.

A revitalização alterou também a entrada para o Bairro Jardim Roseira. Por lá, uma segunda trincheira foi colocada. O acesso ao município de Cruz Machado ficou mais distante do original e recebeu trincheiras para direcionar o trânsito. Já no acesso próximo da empresa GR Extração de Areia, a mudança envolveu a construção de duas marginais.

No conhecido trevo de Porto Vitória, a “interseção 6”, alterou o local, que era um dos cenários mais perigosos da rodovia e, por isso, virou prioridade aos olhos da equipe do Dnit. Ela altera o trevo de saída de União da Vitória e entrada à Porto Vitória. Complexa, a intervenção exigiu a criação de um elevado com duas trincheiras. Por cima dele, passam caminhões e veículos menores que tenham como meta seguir na BR-153 (a próxima cidade neste caminho é General Carneiro).

O mecanismo parece complexo, mas não é: quem tem União da Vitória como destino e está na 153, vai passar embaixo da trincheira, acessando as marginais. Boa parte da extensão delas está pronta. Quem faz esta volta acessa a cidade através do bairro São Gabriel. O mesmo percurso permite chegar à BR-280, já em Santa Catarina. Motoristas que tem como destino Porto Vitória vão precisar apenas seguir uma das marginais. O elevado, portanto, só é usado por quem segue na 153.