O trecho sul da rodovia federal BR 153, a Transbrasiliana, entre União da Vitória e o Trevo do Horizonte é conhecido como “Corredor da Morte” pelo número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. E o trecho onde acontecem mais óbitos em decorrência de acidentes é a Serra do Honorato entre General Carneiro e o Trevo de Palmas (Horizonte). Outro trecho que chama a atenção é justamente outra serra: a do Leão, já em União da Vitória.
As mortes, principalmente em trechos da decida da Serra do Honorato, normalmente envolvem caminhões e carretas que sobem em sentido contrário. Manobras de ultrapassagem em local não permitido, problemas de frenagem e falta de controle de direção, formam o “coquetel da morte” naquele trecho.
Em maio deste ano, uma colisão entre um caminhão carregado com chapas de aço e um veículo Pick-Up (utilitário), com placas de Faxinal do Guedes (SC), carregado com frutas e verduras, resultou na morte de um jovem de 22 anos e em ferimentos gravíssimos em outro rapaz de 24 anos. O passageiro, identificado como Saulo Henrique Inácio Silva, 24, foi encaminhado em estado grave ao Hospital de General Carneiro e o condutor, Pablo Felipe Inácio Silva, 22, morreu no local do acidente.
O acidente mais recente deixou um motorista ferido em estado grave. O registro aconteceu no fim da tarde de segunda-feira, 08, na região da Serra do Honorato, em General Carneiro. Conforme as informações, o condutor de um dos caminhões se feriu com gravidade e ficou preso às ferragens, sendo necessária um trabalho rápido e preciso por parte dos bombeiros.
Registros imprecisos
No caso da Serra do Leão, apesar do número elevado de acidentes, as estatísticas são imprecisas. Conforme o Instituto Médico Legal de União da Vitória, neste ano já foram oito mortes na Serra do Leão, a maioria delas por saída de pista com tombamento.
Na Serra do Honorato, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros Comunitário de General Carneiro, são registrados em média, 35 acidentes no local, a maioria deles com feridos em vários graus de gravidade. Como o mês de outubro ainda está na primeira quinzena, o número aproximado (por estimativa) é de 51 acidentes registrados somente na região de General Carneiro, com seis óbitos confirmados pelos bombeiros. Os trechos são mal sinalizados e a chuva, muito presente na região, contribui para os acidentes e os altos índices de acidentes violentos da região.
Sobre a revitalização da BR 153
Uma das maiores obras de revitalização da região Sul do Paraná comemorou neste final do mês de setembro (dia 29), mês seu quarto aniversário. A entrega da revitalização da BR-153, trecho até o Trevo de Palmas (Horizonte), demorou cerca de dois anos e meio para ser finalizada, mas, para ter início, foram quase três décadas de luta e descaso.
Foram 75 quilômetros de revitalização. Nove trevos, nove desvios, correções de traçados e recapeamento de toda a extensão. Uma das mudanças com maior impacto foi logo na entrada da cidade, no popular “Trevo do Mallon”. O cenário foi totalmente modificado para organizar o tráfego em um esquema mais moderno com cara de cidade grande.
A revitalização alterou também a entrada para o Bairro Jardim Roseira. Por lá, uma segunda trincheira foi colocada. O acesso ao município de Cruz Machado ficou mais distante do original e recebeu trincheiras para direcionar o trânsito. Já no acesso próximo da empresa GR Extração de Areia, a mudança envolveu a construção de duas marginais.
No conhecido trevo de Porto Vitória, a “interseção 6”, alterou o local, que era um dos cenários mais perigosos da rodovia e, por isso, virou prioridade aos olhos da equipe do Dnit. Ela altera o trevo de saída de União da Vitória e entrada à Porto Vitória. Complexa, a intervenção exigiu a criação de um elevado com duas trincheiras. Por cima dele, passam caminhões e veículos menores que tenham como meta seguir na BR-153 (a próxima cidade neste caminho é General Carneiro).
O mecanismo parece complexo, mas não é: quem tem União da Vitória como destino e está na 153, vai passar embaixo da trincheira, acessando as marginais. Boa parte da extensão delas está pronta. Quem faz esta volta acessa a cidade através do bairro São Gabriel. O mesmo percurso permite chegar à BR-280, já em Santa Catarina. Motoristas que tem como destino Porto Vitória vão precisar apenas seguir uma das marginais. O elevado, portanto, só é usado por quem segue na 153.