Uma visita ao passado

O futebol amador estava presentes em nossas vidas, com muita elegância de seus dirigentes

(Diretoriadoavahi1954)

Sem televisão e outras ferramentas de comunicação que existem atualmente, como as redes sociais, redes de televisão convencionais e a cabo, enfim um grande números de opções, até o início dos anos 80 do século passado, o que chamava a nossa atenção (eu tinha 10 anos, hoje tenho 77) eram os eventos esportivos – futebol e também o basquetebol que se destacava, principalmente naquele período que tinha como grande líder o saudoso professor Isael Pastuch.

Eram várias as equipes de futebol amador: Avahi, São Bernardo, Ferroviário (que foi campeão da Taça Paraná), Juventus, União, além de outros, todos vinculados à Liga Esportiva Regional (Leri).

Na década de 70, com a criação da Associação Atlética Iguaçu, o futebol amador, que levava multidões aos estádios municipal de Porto União, Ferroviário, São Bernardo e União, começou a perder o interesse da população, pois eram os jogos do Iguaçu que chamavam nossa atenção, enfrentando equipes da capital e de várias cidades do Paraná, entre as quais Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranaguá, além de outras.

 

Um período de glamour no esporte em nossas cidades

A foto que ilustra mais este registro é da posse da uma das muitas diretorias do Avahi Futebol Clube, que, apesar de contar com uma equipe de futebol, mantém atualmente na região Sul de União da Vitória uma excelente estrutura esportiva e social. O detalhe na foto que chama a atenção: todos os dirigentes de terno e gravata.

Nessa foto de 1954, com a posse de nova diretoria estão os senhores Danilo Cerqueira Lima, Antonio Gaspari, Orlando Mussi Farah, João Portes, Amadeo Bona, Olindo Bertolote, Cagliari, Nilo Boni, Albino Silva, José Patrício Viegas, Edgar P. Grazziotin, Alcides Fernandes Luiz, Antonio Farias, Humberto Zarantoniello, Ciro Ricci, Heinz Bayer e Nelson Cesconeto.

Além de dirigentes esportivos, os citados eram empresários bem sucedidos, alguns até na política como prefeitos e vereadores, entre os quais Alcides Fernandes Luiz que foi vereador de 1989 a 1973 e prefeito de 1973 a 1977 e também de 1983 a 1988.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.