União da Vitória organiza Encontro Regional de Piscicultores

·
Atualizado há 12 anos

encontro-regional-psicultores (1)
(Foto: Divulgação).

O município tem desenvolvido propostas objetivas para auxiliar produtores rurais e, entre as atividades trabalhadas, está a piscicultura. Essa iniciativa tem sido articulada em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar – campus de União da Vitória – antiga Fafi), por meio do Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS). Parte de todo esse trabalho, somado de palestras técnicas, foi apresentado nesta quarta-feira (28/05), no Centro de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cepea) Ildo Zago. Cerca de 200 produtores, técnicos e autoridades dos nove municípios que compõe Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), somados de Porto União, participaram do evento.

encontro-regional-psicultores (4)“Projeto como esse tem tudo para dar certo”, destacou o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, ressaltando a conjuntura técnica, de ensino e pesquisa, que está sendo desenvolvida em parceira com a Unespar. “A faculdade tem esse papel de desenvolver o conhecimento. Isso, no meu ponto de vista, é o principal para colher resultados positivos”, frisou. Na sua fala, o prefeito ressaltou, ainda, o apoio técnico da Emater e da Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (Ecopeixe). “Vocês da Ecopeixe têm um trabalho que existe a mais e temos muito a aprender e compartilhar de conhecimento”, afirmou. Ainda, o prefeito justificou a viabilidade do projeto respaldado na experiência, que apresentou resultados positivos, na Unidade Demonstrativa (UD). “Ficamos satisfeitos, pois o projeto se mostra viável e rentável, desde que os critérios técnicos sejam seguidos”, completou.

encontro-regional-psicultores (6)Essas informações foram referendadas pelo responsável técnico do Projeto de Piscicultura de União da Vitória, José Carlos Schipitoski. Segundo ele, o trabalho busca fomentar mais uma alternativa de renda ao pequeno produtor, aproveitando a abundância de nascentes e fontes de água existentes no município. Outro detalhe, apontado por Schipitoski, é que, além do mercado institucional (venda para merenda escolar), o intuito é promover bem estar aos munícipes. “Queremos que as pessoas tenham peixe para consumo. Essa outra diretriz tem viés social e busca dar qualidade alimentar, não apenas o comércio”, destacou o profissional.

Os produtores foram servidos, ao longo do dia, com informações preciosas. Três autoridades do assunto estiveram presentes, ministrando palestras e orientando os piscicultores: o pesquisador da Epagri/SC, Alvaro Graeff, o Coordenador Estadual de Aquicultura e Pesca do Instituto Emater, Luiz Danilo Muehlmann, e o Engenheiro de Pesca Luiz Eduardo Sá Barreto (Lula). As orientações abordaram tanto a produção, quanto a comercialização dos pescados. “Não adianta produzir sem orientação técnica porque se torna inviável. Saber da colocação do produto no mercado é outro fator chave”, explicou Schipitoski. “Acredito que temos um grande projeto, com apoio, estrutura e incentivo político do prefeito Pedro Ivo Ilkiv. Tudo isso gera expectativas positivas e nos deixa confiantes”, finalizou.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!