União da Vitória realiza manifesto Antimanicomial e por tratamento individual

·
Atualizado há 9 anos

lutaaltimanicomial-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Na busca de firmar a proposta de atender individualmente cada paciente e impedir o deslocamento para manicômios, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município, organizou, nesta segunda-feira (15/05), passeata em prol dessa luta. A entidade defende o não internamento, somente ocorrendo em casos em que se exploram todas as alternativas de tratamento ambulatorial, via equipe multiprofissional e com auxílio da família.

Diversas organizações sociais e de classe participaram do movimento que percorreu algumas ruas centrais, com saída e retorno da Praça Alvir Riesemberg. O intuito, da luta, é dar publicidade à temática e evitar os direcionamentos de pacientes para manicômios ou isolamentos. “Por uma sociedade sem manicômios”, frisou a coordenadora técnica do Caps, Irmã Ivete. “Mostrando para a sociedade que, como sociedade, devemos lutar por um mundo mais justo, mais fraterno. Onde nós vamos ter uma qualidade de vida para os nossos pacientes”, acrescentou.

O coordenador administrativo do Caps, Daniel Alves Ozório, esclarece que a data é parte de manifesto organizado por profissionais ligados ao tratamento psíquico. “O movimento vem sendo encabeçado pelos trabalhadores de saúde mental, dos antigos manicômios, em forma de denúncia”. Segundo ele, o artifício de internamento, é utilizado como a última das possibilidades, quando as demais alternativas já foram inseridas sem retorno positivo.

No Caps é feita a entrevista inicial com o paciente para identificar as potencialidades e trabalhos a serem desenvolvidas, por meio delas, para buscar a recuperação do quadro clínico. “Poder criar um plano terapêutico para ele”, acrescentou Daniel. O departamento conta com diversos profissionais que atuam nessa ação de recuperação do paciente. “Médico psiquiatria, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional e administrativo. Além da equipe de rede de atendimento do município”, enumerou. Ao longo desses procedimentos, o departamento trabalha em parceria com outras entidades do município, como a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, entre outras.