Unicafes realiza oficina do Programa Gênero e Geração em Cruz Machado

·
Atualizado há 9 anos

unicafes-cruzmachado-seminario
(Foto: Assessoria).

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou nesta segunda-feira, 13, em Cruz Machado, a “Oficina Comunitária Auto-Organização de Mulheres e Formalização Jurídica de Cooperativas”. O encontro aconteceu na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e contou com a participação de 23 integrantes que fazem parte dos grupos de Gênero e Geração no município.

As atividades da oficina foram desenvolvidas pela Coordenadora Estadual do Programa Gênero e Geração, Adriana Nava, o Assessor Jurídico da Unicafes, Nereu da Costa Júnior, e também pela Representante Administrativa da Unicafes, Leila Patrícia Bosa.

O Programa Gênero e Geração conta em Cruz Machado com 10 grupos, que envolve aproximadamente 400 mulheres. O objetivo para este ano é formar novos grupos e em comunidades que ainda não receberam o projeto.

O encontro também contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, representantes da Cresol Cruz Machado, entidades municipais da área da agricultura e também de uma apresentação do Grupo de Teatro Lúminus.

As atividades Programa Gênero e Geração são desenvolvidas em parceria entre o Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (Apmi) e Prefeitura de Cruz Machado. As ações são realizadas pela coordenadora do projeto na Região Centro Sul, Rosa Szaykowski, e envolvem atividades de cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações.

O “Programa Gênero e Geração – Do Cooperativismo Solidário” tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.

Com o projeto também é possível a organização de grupos produtivos, que irão trabalhar a agregação de valor e geração de renda. Todas as ações têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas desenvolve a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.