Vento e chuva forte assusta moradores

·
Atualizado há 9 anos

Quedas de árvores foram registradas em União da Vitória e Cruz Machado. No interior, uma criança morreu

Apenas parte do asfalto estava livre da água. Lojas ficaram alagadas  (Foto: Assessoria de Comunicação de Cruz Machado)
Apenas parte do asfalto estava livre da água. Lojas ficaram alagadas
(Foto: Assessoria de Comunicação de Cruz Machado)

O tempo abafado de segunda-feira já indicava que a noite seria de chuva. Contudo, o que caiu nas Cidades Irmãs e região veio com intensidade e assustou muitos moradores.

Na área central bueiros entupiram, sacos de lixo foram levados pela enxurrada e casas ficaram alagadas. A força dos ventos também arrastou objetos pelas ruas e um galho de uma árvore de porte grande caiu.  Há relatos de moradores de que, em alguns pontos, até granizo choveu.

Em Cruz Machado os estragos foram maiores. Era quase meia noite quando lojistas retornavam para a área do comércio e tentavam conter a água que entrava nos imóveis. Casas ficaram inundadas e até apartamentos sofreram com o temporal. Um dos moradores da cidade ficou até às duas da madrugada secando o apartamento. Segundo ele, a força da água era tão forte que nem as janelas suportaram, e foi o que causou o alagamento. As ruas também ficaram tomadas pela água. Empresas da cidade foram danificadas e telhados levados pelo vento.

Já no interior, na região da Linha Cachoeira, uma menina de sete anos morreu após ser atingida por uma árvore. A família, conforme informações do Corpo de Bombeiros, estava com medo que alguma árvore caísse em cima da casa e decidiram, então, sair da residência rumo a outra localidade. No caminho, em uma estrada da Linha, um eucalipto caiu na jovem. A menina morreu logo após o impacto.

Em Santa Catarina, do lado de Porto União, nada foi registrado. Segundo o Comando do Corpo de Bombeiros, apesar dos fortes ventos e da chuva, a noite foi “calma”.

Previsão

Conforme a Epagri Ciram, que monitora o clima em Santa Catarina, o alerta é de

Fábrica de pasta na Linha Potingal em Cruz Machado ficou destruída após  temporal (Foto: Gilson Capelete)
Fábrica de pasta na Linha Potingal em Cruz Machado ficou destruída após temporal
(Foto: Gilson Capelete)

temperaturas muito altas para os próximos dias. O calor excessivo pode causar temporais nos finais de tarde e à noite. Segundo o Simepar, no Paraná, a alta pressão sobre o Oceano Atlântico está impedindo que frentes frias ingressem sobre o continente, no Sul do Brasil. Por isso, nesta semana não haverá mudanças significativas na condição da atmosfera. Isso quer dizer que as temperaturas seguem elevadas, assim como os índices de umidade disponível no ambiente. Essas características continuam favorecendo a formação de pequenos aglomerados de nuvens e que provocam temporais isolados preferencialmente a partir da tarde.