Ventos causam estragos nas Cidades Irmãs

Acompanhados pela chuva, tempo instável marca despedida do Verão na região. Amanhã, às 14 horas, o Outono faz sua estreia

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

arvores 02
Fotos Mariana Honesko/Jornal O Comércio

Ontem, 18, o dia parecia não ter grandes novidades. Mas, pouco depois das 13h30, uma ventania cobriu as Cidades Irmãs. Com as fortes rajadas, uma chuva constante e forte pegou muitos desprevenidos. Na área central, os estabelecimentos comerciais foram obrigados a baixar suas portas e quem estava apenas com um guarda-chuva nas mãos, precisou de abrigo.

A instabilidade durou pouco, mas foi suficiente para deixar um rastro de danos em toda a região. O Corpo de Bombeiros de Porto União trabalhou bastante na retirada de várias árvores. Uma delas atingiu a rede elétrica, próximo ao portal de União da Vitória. Outra, próximo da empresa Capimar, caiu ao lado de uma ponte. Não houve feridos e o trânsito não precisou ser bloqueado.

Já em Porto União, a interrupção do tráfego foi necessária na rua José Boiteux, no centro. Por lá, uma árvore de grande porte não resistiu aos ventos, cedeu e precisou ser retirada por um trator e um caminhão da prefeitura.

No distrito de São Cristóvão, galhos trancaram uma garagem e outdoors foram arrancados. Na rua Coronel Amazonas, no centro de União de Vitória, os galhos das árvores dos canteiros também precisaram ser aparados, para evitar danos maiores. Eles caíram no asfalto e logo foram colocados nos passeios, para não interromper o trânsito. Outros bairros também registraram perdas mas, até o encerramento desta edição, não houve registro de feridos ou casos mais graves.

arvores 03Adeus Verão, bem-vindo Outono

A nova estação começa exatamente às 13h57 de amanhã, 20. A despedida um tanto arrojada da estação mais quente do ano, segundo os meteorologistas, é normal. O tempo instável, sujeito à novas rajadas de vento, chuva e até queda de temperatura, deve marcar os três primeiros dias do Outono. Os profissionais do Climatempo, instituto de monitoramento climático, mencionam a chegada de um novo sistema de baixa pressão, entre o Paraguai e o norte da Argentina, como responsável pela oscilação. “Por isso, o sistema se organiza com áreas de instabilidade, com nuvens carregadas que estão avançando para o Sul do país”, explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

Acompanha o processo, inclusive, a queda nos termômetros. Até o final de semana, pelo menos três graus devem cair. No domingo, nas Cidades Irmãs, eles sobem novamente, mas as máximas não passam dos 30 graus. “As áreas de instabilidade provocam ainda chuva forte com temporal, queda de granizo e raios. É um alerta para os próximos dias”, recomenda.

arvores - capaO Outono termina no dia 21 de junho e como é uma estação de transição entre o Verão e Inverno, costuma ter um pouco de características de cada uma das estações. Outro perfil comum é a redução da chuva, em grande parte do país, com exceção do extremo norte da região Norte e no leste do Nordeste.

Conforme os meteorologistas, os três meses da nova estação serão mais secos que o normal e a temperatura cai gradativamente. Mas, vem boa notícia: ao contrário do que muitos pensam, não está sendo esperado um Inverno tão rigoroso.