VOLUNTARIADO: Envolver realiza ação no Lar de Idosos Sant’Ana

Além dos alimentos, voluntários doaram uma coisa simples, mas muito preciosa: seu tempo

·
Atualizado há 5 anos

Tarde de sábado dos voluntários foi dedicada aos idosos do Lar Sant’Ana (Fotos: Reprodução/Facebook Envolver).
Tarde de sábado dos voluntários foi dedicada aos idosos do Lar Sant’Ana (Fotos: Reprodução/Facebook Envolver).

As tardes de sábado costumam ser um momento de descanso, de lazer e de aproveitar com a família, recarregar as energias gastas durante a semana que passou, e se preparar para a semana que está por vir.

Mas na tarde do último sábado, 27, 18 universitários voluntários do Projeto Envolver deixaram o descanso de lado para levar alegria ao Lar de Idosos Sant’Ana, em Irineópolis.

Os voluntários viajaram cerca de 42 quilômetros de União da Vitória até o Lar Sant’Ana, com o objetivo de entregar as doações arrecadadas e fazer com que a tarde dos moradores do Lar fosse cheia de danças, risadas e conversas.

O momento de chegada foi acanhado: os idosos observavam curiosos, sem saber o que iria acontecer durante a tarde. Mas a timidez não durou muito, e em poucos minutos os voluntários estavam conversando e brincando com os moradores do Lar. A forma que Kamilla Lima, acadêmica responsável pelo Envolver achou para quebrar o gelo, foi realizar uma dinâmica envolvendo bexigas. Cada idoso escolhia uma bexiga, da cor que quisesse, e tinha que se apresentar e dizer o porquê escolheu aquela cor. Aos poucos, todos foram se soltando, conversando, trocando histórias, e no fim teve até dança.

Dinâmica com bexigas incentivou as conversas entre os acadêmicos e os moradores
Dinâmica com bexigas incentivou as conversas entre os acadêmicos e os moradores

“Essas atividades proporcionam um bem-estar físico e emocional, auxiliando no movimento cognitivo e físico dos idosos, e assim trazendo benefícios para a saúde”, explica a Irmã Lúcia Margarete, diretora do Lar Sant’Ana.

A ideia de arrecadar doações e passar um dia no local partiu de um acadêmico do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, Yan Braz. “O Yan explicou que o Lar estava passando por dificuldades, com risco de fechar por falta de recursos”, conta Kamilla.

O espaço é mantido com o salário de aposentado de cada idoso, e a prefeitura de Irineópolis ajuda com um subsídio de R$ 4 mil por mês. “Hoje a nossa maior dificuldade é se manter apenas com os benefícios dos idosos e o subsídio da prefeitura”, afirma a Irmã Lúcia Margarete.

O Lar tem cunho social, e é administrado pela Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana. Atualmente, o espaço atende 29 idosos, com 13 funcionárias, sendo que quatro delas são mantidas com a verba pública.

Os voluntários conseguiram arrecadar mais de 75 quilos de alimentos como arroz, açúcar, café e trigo. Também foi arrecadado outros alimentos, como bolachas, macarrão, sucos e leite. Além das comidas, foram doadas fraldas geriátricas e roupas para os idosos. “As doações são muito importantes para o Lar, pois ele tem cunho social e precisa da ajuda de pessoas de fora”, explica Irmã Lúcia.

A despedida foi emocionante, tanto para os voluntários quanto para os moradores do Lar, pois depois de uma tarde cheia de conversas e danças, vínculos foram criados. Os acadêmicos saíram do Lar de Idosos Sant’Ana com a promessa de que voltariam, e Kamilla já planeja uma ação no local em dezembro, para celebrar o Natal.

A visita foi divertida e os voluntários prometeram voltar
A visita foi divertida e os voluntários prometeram voltar
Projeto Envolver

O Envolver é um projeto de voluntariado que nasceu em 2013, por iniciativa dos acadêmicos de Comunicação Social do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Ele se mantém vivo graças à participação ativa dos universitários, que realizam ações em prol de animais de rua, crianças, idosos, e entidades sem fins lucrativos.

Entre os projetos já desenvolvidos, os voluntários já organizaram mutirões para doação de sangue, pedágio solidário em prol da Apae de União da Vitória, e ações de dia das crianças e páscoa, voltadas à comunidades carentes.

Atualmente, ele é organizado pela acadêmica do sexto semestre de Jornalismo, Kamilla Lima. “Fico muito feliz e empolgada de continuar esse projeto, não é fácil organizar, mas quando todo mundo colabora o resultado é gratificante”.

A próxima ação do projeto acontece entre os dias 5 e 9 de agosto, na sexta edição dos Jogos Intercursos da Uniuv, em prol dos animais recolhidos pelos protetores do Vale do Iguaçu. A cada quilo de ração doado, a torcida da Atlética que doou recebe dois pontos, podendo doar no máximo 50 quilos, e assim, garantindo 100 pontos extras para a sua torcida.