Crowdfunding imobiliário: o que é e quais são as vantagens?

O mercado financeiro se encontra aberto a todos porque é possível investir em instrumentos financeiros percentualmente. Por outras palavras, um investidor não precisa de comprar a totalidade das ações da Apple para poder comprar ações da Apple! O mesmo se aplica a todas às restantes empresas cotadas em bolsa, às matérias-primas, e mesmo às moedas virtuais. Contudo, existe uma grande exceção: o mercado imobiliário.
Durante muito tempo, foi impossível comprar apenas a percentagem de uma casa. O investidor comum só podia investir em bens imobiliários caso tivesse o capital necessário para comprar a totalidade de uma propriedade. Tudo isso mudou graças a um novo fenômeno financeiro: o crowdfunding imobiliário!

 

O que é o crowdfunding imobiliário?

No crowdfunding imobiliario, um grupo de investidores reúne o seu capital para investir num imóvel. Isso significa que os investidores podem comprar propriedades de forma percentual. Todos os investidores que participam do crowdfunding imobiliário têm um direito semelhante sobre um imóvel (dependendo do seu pagamento) e o mesmo direito sobre os rendimentos posteriormente obtidos com o mesmo. Ou seja: mesmo que um investidor compre apenas 5% ou 10% de um imóvel, ele ou ela continua sendo um dos donos do imóvel.
Quais são as vantagens do crowdfunding imobiliário?
O crowdfunding imobiliário é um fenômeno relativamente novo que foi principalmente popularizado através da Internet. Mais quais são as vantagens do crowdfunding imobiliário para investidores comuns?

1. Acesso ao mercado imobiliário

É a principal e mais óbvia vantagem do crowdfunding imobiliário. Geralmente, o mercado imobiliário apresenta custos demasiado altos para o investidor comum. Comprar uma propriedade, por mais humilde que seja, costuma representar um investimento que não está ao alcance de todos.
Com o crowdfunding imobiliário, contudo, qualquer pessoa—por menos recursos que tenha—pode colher os frutos do mercado imobiliário. Um investimento de poucos milhares de reais pode ser mais que suficiente para se juntar a um grupo de investidores, se tornar dono da percentagem de uma propriedade, e beneficiar da valorização do mercado imobiliário.

2. Rendas passivas sem custos acrescidos

O crowdfunding imobiliário é uma das melhores maneiras de obter uma renda passiva sem custos acrescidos. Enquanto ser o único dono de uma propriedade acarreta problemas como impostos altos ou reparações, ser dono da percentagem de um imóvel é muito mais simples e barato.
Como cada investidor compartilha a responsabilidade do imóvel com vários outros, é possível lucrar passivamente sem gastar uma fortuna todos os meses.

3. Diversificação geográfica

Como os investidores de crowdfunding imobiliário não investem numa casa onde viver, mas sim num imóvel de valor especulativo, eles podem escolher comprar uma casa em qualquer lugar do mundo. Isso significa que os investidores têm acesso a mercados imobiliários nos quais normalmente não investiriam.
Assim os investidores podem, por exemplo, explorar as vantagens de mercados longínquos como o mercado indiano, onde existe um déficit habitacional de mais de 25 milhões de unidades e onde estão sendo construídos vários apartamentos inteligentes. O mercado dos Estados Unidos, onde a volatilidade é superior à do mercado brasileiro, também oferece ótimas oportunidades para investidores localizados no Brasil.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.