Aeroporto regional e duplicação da BR 476 em pauta

Desenvolvimento da região Sul foi debatido com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Prefeitos, lideranças políticas e empresariais estiveram reunidas em União da Vitória, na última sexta-feira, 5, com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para discutir metas de desenvolvimento para a região. Entre os assuntos um aeroporto regional e a duplicação da rodovia BR-476.

Os assuntos passaram por planos para atrair empresas para a região que tem um dos índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos do Paraná.

Para os prefeitos membros da Associação de Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) a questão não é tão simples assim. Para atrair indústrias de porte grande, é preciso oferecer infraestrutura e logística adequada. Os gestores entendem que é preciso um aeroporto regional com estrutura de voos noturnos e por instrumentos e uma malha rodoviária adequada.

Rodovias

Rodovia BR-476. (Foto: Ricardo Silveira).
Rodovia BR-476. (Foto: Ricardo Silveira).

Duas das mais importantes rodovias do Paraná se encontram em União da Vitória, a BR 153, a Transbrasiliana e a BR 476. Por questões de relevo e geografia, os prefeitos entendem que a duplicação entre União da Vitória e Lapa (BR 476), na região metropolitana de Curitiba é importante para potencializar o interesse das empresas pela região.

A configuração da estrada foi projetada na década de 1960, quando nem existiam carretas, bitrens, julietas, que tem capacidade para carregar muito peso.

Sandro Alex enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura. “Nós estamos discutindo investimentos para a região  e um novo planejamento para o Paraná […] e a gente sabe, onde falta infraestrutura cai o IDH, eu tenho falado isso para o governador, nós temos esta condição no norte pioneiro e também aqui no sul. Falta infraestrutura, as pessoas tem dificuldades de acesso , de locomoção, de mobilidade, e aí as industrias não vem, elas preferem locais onde existe uma logística melhor, um custo menor, então, nós temos que repensar isso”, explicou.

No entanto o secretário foi cauteloso em falar em duplicação por enquanto. Para ele é preciso recuperar primeiro as rodovias estaduais e federais que cortam o Paraná. “Nós vamos ter anúncios importantes para a região, o governador vai estar aqui pessoalmente, eu também estou trabalhando junto ao governo federal junto ao Tarcísio [Gomes, Ministro de infraestrutura], que foi meu consultor na Câmara, então veja como está a situação desta BR (476). A estrada foi recuperada não tem muito tempo e já está em estado lastimável”, disse.

Para o Secretário, um dos grandes problemas da BR 476 é o sobrepeso, e como não há fiscalização, logo quem anda de carro paga pelo sobrepeso de uma rodovia que não foi projetada para tanto.

Ele garantiu que trabalha junto ao ministério da infraestrutura pela revitalização do trecho entre União da vitória e Lapa. A rodovia está inserida na proposta de leilão de privatização que deve acontecer em 2021, quando uma das exigências para o consórcio ganhador, seja justamente a duplicação do trecho, com balanças e toda a infraestrutura de ponta.

Aeroporto Regional

Os prefeitos questionaram o atraso na infraestrutura da região se comparado com outras no Paraná. Um aeroporto regional com conexões com Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo por exemplo já é realidade em várias cidades, o mais recente exemplo é Pato Branco que já está operando com voos regulares regionais.

União da Vitória tem um aeroporto, mas isso não significa, segundo o atual presidente da Amsulpar, Santin Roveda, que tenha de ser esse aeroporto (José Cleto), mas caso se tenha investimentos para voos por instrumentos e iluminação da pista, o aeroporto de São Cristóvão pode servir.

Um dos entraves é o aumento do comprimento da pista, recentemente encolhida em 200 metros.

Atração de empresas

Senso comum foi que para atrair grandes empresas com possibilidade de geração de empregos diretos e indiretos é preciso ter uma estrada que ofereça rapidez e segurança e de preferência duplicada, um aeroporto para que executivos e empresários tenham acesso por via aérea.

A expectativa dos prefeitos é pela sequência do trabalho do Governo do Estado pela recuperação das estradas e pelas parcerias com o governo federal pela revitalização da BR 476.