ÁREA INDUSTRIAL: Asfalto no novo trevo será revitalizado novamente

Investimento no local foi de R$ 785 mil

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Atualizado há 5 anos

Trevo é novo, teve sinalização pintada há poucas semanas e já é alvo de discussão: buracos no local (Fotos: Mariana Honesko).
Trevo é novo, teve sinalização pintada há poucas semanas e já é alvo de discussão: buracos no local (Fotos: Mariana Honesko).

Uma das principais rodovias de Santa Catarina nasce em Porto União. Trata-se da BR 280, que passa por dentro do bairro São Pedro, parte do Santa Rosa e serve como um corredor rodoviário, até o litoral do Estado.

Para chegar à Área Industrial da cidade, é preciso usar parte do trecho. Por conta da demanda e do fluxo, um trevo foi construído no acesso ao endereço. Ele foi inaugurado há pouco tempo e já apresenta problemas. O assunto foi debatido na sessão da semana passada da Câmara de Vereadores, onde os parlamentares cobraram um posicionamento dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A obra, federal, deve ser corrigida nos próximos dias. Conforme o vice-prefeito, Percy Storck, o trevo é algo modesto, mas importante para a região. “A empresa está ciente e fará recomposição de alguns pontos. Pedimos paciência e respeito à velocidade para o local”, disse.

Contorno

Por conta de toda a demanda da 280 e de sua localização em um ambiente urbano, as prefeituras de Porto União e União da Vitória, estudam, já há algum tempo, a construção de um contorno alternativo, que desviaria todo o trânsito pesado dos bairros, onde a rodovia passa.

Essa união, de cidades e estados, tem justificativa: como já mostrou O Comércio em 2017, em reportagem sobre o assunto, onde aproximadamente 40% da mão-de-obra da Área Industrial (em Porto União), vem de São Cristóvão (em União da Vitória). Um novo contorno poderia atender melhor essa população.

Em 2017, de acordo com a reportagem, a avenida João Pessoa, no São Pedro, é, há muitos anos, o percurso usado por caminhões, ‘cegonhas’, frotas inteiras que por ali, cruzam o coração da comunidade. O movimento é intenso, em praticamente todos os horários e dias da semana. Os moradores convivem com o fluxo e parecem estar acostumados com a barulheira dos motores e freios, bem como com à necessidade de esperar para cruzar a avenida, de sair da garagem com o carro.

Os moradores e comerciantes do trecho, se mostram favoráveis à construção de um desvio de rota, até porque, segundo eles, embora exista movimento, o uso dos serviços ao longo da João Pessoa é pouco expressivo.

Na avenida João Pessoa, no bairro São Pedro, comunidade convive com trânsito de frota pesada
Na avenida João Pessoa, no bairro São Pedro, comunidade convive com trânsito de frota pesada

Conforme os primeiros desenhos do projeto, esse anel de integração entre o Sul do Paraná e o Planalto Catarinense, uniria as rodovias 280, 476 e 153 (ambas, no Paraná). “Os governos têm interesse nessa malha e em Santa Catarina, o Dnit prevê orçamento para este tipo de projeto e nós vamos tentar buscar isso”, disse Storck na ocasião. Ao longo dessa rota, conforme o vice-prefeito, a intenção é a de criar anéis de desenvolvimento, o que facilitaria a ligação de regiões vizinhas, como as que ficam na SC 135.

No Legislativo

Os vereadores Sandro Calikoski (MDB) e Gildo Masselai (PSDB), levantaram o assunto do trevo e do acesso à Área Industrial da cidade. Conforme eles, o aparecimento dos buracos por lá, precisam ser explicados. “Mais uma obra malfeita, com má qualidade”, disparou Caliskoski. “Está na hora de fiscalizar isso tudo”. Masselai, que concordou com o colega parlamentar, endossou o pedido, recomendando o conserto do espaço, o mais breve possível.

NOTA DA REDAÇÃO

A reportagem esteve no local e percorreu o trecho todo, do portal da cidade até o início da Área Industrial. Contudo, nada expressivo foi notado. É possível que as falhas, sejam técnicas, e não apenas visuais.