Autovia João Reolon ganhará trecho de ciclovia

Projeto foi adicionado à obra de implantação de terceira faixa na via

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Atualizado há 2 anos

(Jornal O Comércio/Portal Vvale)

O bairro São Gabriel deve ganhar 480m de ciclovia na Autovia João Reolon. O pedido para que os ciclistas fossem contemplados na obra de construção de terceira faixa no trecho foi realizado pela comunidade e por empresários da região. Segundo a assessoria do deputado estadual Hussein Bakri, a inclusão da construção da ciclovia na obra foi confirmada pelo secretário estadual de infraestrutura, Sandro Alex, e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Fernando Furiatti.

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A obra, que faz parte do projeto de revitalização e aumento de capacidade da PRC-280, previa apenas a implantação de uma faixa adicional da Autovia João Reolon. A readequação do projeto vem de encontro a intenção do município de manter a imagem de Cidade Amiga da Bicicleta, visto que o veículo é muito utilizado pelos munícipes.

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Revitalização da PCR-280

Autorizada pelo governador Ratinho Junior no início de setembro, a obra na PCR-280 contará com investimento de R$ 134 milhões. Nela, 60 quilômetros da rodovia serão pavimentados em concreto sobre o asfalto, de Palmas até o trevo do Horizonte, em General Carneiro, no entroncamento com a BR-153. A obra prevê, ainda, a implantação de 12,39 quilômetros de novas terceiras faixas. Desses, 5,9 quilômetros serão em União da Vitória.

Inédita em rodovias estaduais, a técnica vai garantir uma vida útil de 20 a 30 anos para a rodovia – contra até 10 anos do asfalto tradicional – e demandará menos serviços de conservação e, portanto, menos gastos públicos. Rota de escoamento da produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose, a PRC-280 tem um trânsito diário de mais de 1.800 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), o que justifica o pavimento em concreto para suportar o grande fluxo de cargas pesadas e dar mais segurança aos motoristas.


Início das obras

Na quarta-feira, 03, o DER iniciou ao bloqueio de metade da pista de um segmento da PCR-280. A medida é necessária para avançar as obras da restauração da rodovia.

Atualmente, estão em execução a fresagem do pavimento na pista de rolamento e a reciclagem do acostamento, deixando ambos prontos para o início da execução das placas de concreto, ainda este mês. A frente de trabalho iniciou as atividades a partir do trevo com a BR-153, próximo à divisa com Santa Catarina.

Com isso, começa uma operação “pare e siga” 24 horas por dia nos pontos bloqueados, pois nenhum tipo de tráfego pode circular até a conclusão do pavimento de concreto. A expectativa é que a obra chegue a ter de 10 a 15 quilômetros com pista bloqueada, o que pode levar a períodos de espera de até três horas para seguir viagem.

A recomendação é que os motoristas evitem a utilização da PRC-280 neste trecho, com os usuários locais buscando rotas alternativas em Santa Catarina, e com o tráfego de longa distância optando por corredores de logística como a BR-277, onde as tarifas de pedágio deixarão de ser cobradas a partir de 28 de novembro. Os bloqueios na pista permanecem pelos próximos meses, até a conclusão dos serviços no pavimento.