Espaços públicos são revitalizados em Porto União

Conforme a prefeitura, investimento nos espaços acontece desde 2017

·
Atualizado há 5 anos

Castelinho passa por reforma e pintura (Fotos: Mariana Honesko).
Castelinho passa por reforma e pintura (Fotos: Mariana Honesko).

Castelinho, Praça do Centenário, Parque Monge João Maria. Esses e outros endereços em Porto União, compõe o mote de trabalho de revitalização liderado pela prefeitura. Conforme a assessoria de imprensa, as ações de revitalização acontecem desde 2017.

Na lista das obras já concluídas, estão, por exemplo, a reforma e pintura do Portal Turístico José Tarlombani,  a construção da Praça do Centenário Victor Buch Filho, a adequação com reformas no Estádio Municipal Armando Sarti – que garantiu ao módulo o status de estádio – a reforma e troca de toda a passarela e criação de novos atrativos no Parque do Monge João Maria, a reforma e troca das estruturas do Mirante Arno Dickel e a criação do Parque do Centenário (que receberá as primeiras atrações em poucos dias). Entra ainda neste pacote, a extensão da beira do rio, que recebe manutenção.

No anel central da cidade, a prefeitura tem outra relação. Nela, aparecem os investimentos no acesso ao Cemitério Municipal e das ruas, Annes Gualberto, Conselheiro Mafra, Getúlio Vargas, Coronel Rupp, Coronel Belarmino, Dom Pedro II, Frei Rogério, Industrial Francisco Behlau, Joaquim Carlos Huergo, Joaquim Nabuco, José Boiteux, Nicola Codagnone, Padre Anchieta, Quintino Bocaiuva, Salim Guérios, Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

“Fora, as dezenas de ruas nos bairros que já receberam pavimentação ou estão com a base pronta para início das obras. Na próxima etapa de pavimentações estão previstas a primeira quadra da Rua Quinze de Novembro, a General Bormann, Getúlio Vargas entre a Havan e a Reunidas”, antecipa a nota enviada pela assessoria.

Para o prefeito Eliseu Mibach, a cidade é como uma casa que precisa de manutenção. “Não dá para simplesmente construir e deixar lá. As estruturas se deterioram com o tempo, as ruas estragam, a variação climática causa danos. É preciso cuidar e nós estamos fazendo isso: estamos cuidando da nossa cidade como precisamos cuidar da nossa casa”, afirma.

A próxima obra dentro do contexto de preservação, é a reforma da Rodoviária que hoje também abriga a Secretaria Municipal de Cultura, o Acervo Histórico, a Biblioteca Municipal e o Museu Salustiano Costa Jr.

Castelinho

castelinho 01

Segue em andamento as obras de restauração do Castelinho que, oficialmente, é a Casa Cultural Aníbal Khury. O imóvel está sendo reformado e pintado, “para garantir maior segurança e manter a beleza de sua estrutura para os visitantes e expositores”.

A construção fica na esquina das ruas 15 de Novembro com a Coronel Belarmino, no centro. O Castelinho foi construído em 1929, por imigrantes alemães, como residência da família Weinand. O primeiro proprietário foi, portanto, o professor Weinand e sua esposa, Ely que ali, instalou a primeira Escola de Datilografia da cidade.

Com a morte do casal e de seus filhos, os netos venderam o prédio para o então deputado estadual, Aníbal Khury. Anos mais tarde, foi cedido ao município. O prédio é tombado também pela cidade, desde 1995. Em 2004, foi chamado e registrado como Casa Cultural Aníbal Khury.

A Casa Cultural tem estilo eclético e a delicadeza das pinturas das paredes registram em afresco, com tintas produzidas a partir de cactos, ovos e vinagre, flores, linhas e até o rosto de músicos clássicos.