Licitação da Casa dos Amazonas tem data marcada

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Está marcado para o dia 30 de julho a abertura dos envelopes das empresas interessadas em realizadas a obra de reforma da Casa dos Amazonas, localizada no distrito de São Cristóvão. Segundo o setor de Licitação da Prefeitura de União da Vitória, a licitação será no formato menor valor global.

A documentação da Prefeitura confirma que a licitação é para a contratação de Empresa Especializada para Execução de Serviços de Reforma da “Casa Coronel Amazonas”, conforme Projetos Memorial Descritivo e a área total da edificação é de 215,00 m².

A empresa que vencer o processo licitatório terá um prazo de 90 dias para entregar o serviço. Nesta documentação o capital social mínimo é de R$ 9.400,00 e o preço máximo é de R$ 94.719,12.

A reforma da Casa dos Amazonas era uma reivindicação de acadêmicos do curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória, que utilizaram deste patrimônio para o conhecimento da história local e regional.

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A própria Unespar, com a Secretaria Municipal de Cultura se reuniram para debater um projeto de recuperação do patrimônio histórico de União da Vitória. Com o passar do tempo, algumas melhorias para evitar da destruição da casa foi feita por acadêmicos do curso.

O vice-prefeito Bachir Abbas que já foi secretário Municipal de Cultura de União da Vitória, destacou a importância da reforma deste patrimônio histórico do município.

“A gente já era questionado sobre está reforma, eu que já fui secretário de Cultura, sei que essa era uma grande demanda que tínhamos na Secretaria de Cultura, pois o setor cultural e histórico, sempre nos cobravam e sabíamos que a situação da casa estava deplorável. E agora o prefeito Santin Roveda e eu vamos fazer a licitação para a reforma da Casa dos Amazonas. Outro pont o que destaco é a participação dos vereadores que destinaram um recurso para a recuperação, num trabalho de economia da Casa de Leis. Então confirmo que no dia 30 será aberto os envelopes para a recuperação deste espaço para a alegria de muitas pessoas e de acadêmicos da Unespar”, enfatizou Bachir Abbas.


Patrimônio Histórico

A Casa dos Amazonas, é um patrimônio tombado ao “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de União da Vitória”, em Decreto nº 90 de 27 de agosto de 2003.

Em 2005, o espaço foi cedido para a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras (FAFI) atualmente Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória, por comodato por dez anos com o objetivo de transformar em um Arquivo Histórico.

No dia 8 de agosto de 2012, mediante ofício, a Unespar rescindiu a cessão em comodato e devolveu a mencionada casa, tida como “histórica”, em razão de que a sua restauração é praticamente inviável, financeira e tecnicamente.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta