Projeto “União da Vitória Smart City” é apresentado em audiência pública

(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).
(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).

Na audiência pública desta terça-feira, 21, realizada na Câmara de Vereadores de União da Vitória, foi pautada a substituição de toda iluminação pública do município por lâmpadas de LED, em até 24 meses. Mas, a substituição das lâmpadas fazem parte do projeto “Smart City”, apresentado no final do ano passado pelo prefeito Santin Roveda, anunciado oficialmente nessa audiência.

O projeto, que traduzindo significa “Cidade Inteligente”, visa trazer inovações tecnológicas para a infraestrutura da cidade, sem custo algum para a população. “Trabalhamos nessa ideia de cidade inteligente há mais de um ano, pois temos interesse em promover grandes situações como a da nova ponte, por exemplo. E sempre esperamos para anunciar quando a situação está concretizada”, afirmou Roveda.

Para o projeto se realizar, foi feita uma Parceria Público-Privada (PPP), para as ações irem além da substituição das lâmpadas.  “São aberturas para inúmeros novos negócios de tecnologia que viabilizarão, por exemplo, através de uma rede de comunicação, o controle em tempo real das condições das luminárias, o videomonitoramento e até a cessão de Wi-Fi público gratuito em toda a extensão da rede”, explica.

Além das vantagens para os moradores, as ações também vão diminuir severamente os gastos municipais com energia, e aumentar a segurança da cidade.

A ata do Audiência Pública será devidamente registrada, ficando em aberto por mais 14 dias o prazo para consulta pública. Após este período, será possível lançar o edital de licitação que, se tratando de uma concorrência em âmbito nacional, poderá levar até 90 dias para a conclusão do trâmite. “Mas esperamos que se consolide o mais breve possível”, finalizou o prefeito.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta