Trecho catarinense da BR-116 receberá faixas adicionais

Até fevereiro de 2020, a concessionária pretende entregar 35,3 de um total de 48,3 quilômetros de faixas adicionais no Estado

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Atualizado há 5 anos

BR-116 (Foto: Arquivo/Arteris).
BR-116 (Foto: Arquivo/Arteris).

A Arteris Planalto Sul, concessionária que administra a BR-116, informou nesta terça-feira, 6, que dará continuidade as obras nos trechos da rodovia que receberão as terceiras faixas no Estado de Santa Catarina. As terceiras faixa, segundo a concessionária, oferecem um aumento da capacidade da via, facilitam as ultrapassagens e reduzem significativamente o tempo de viagem.

A partir desta terça-feira, 6, a concessionária retomou os segmentos de obras de terceiras faixas nos municípios de Santa Cecília, Ponte Alta e Lages. De acordo com a Arteris, os trechos estão em evoluções distintas de obras, sendo que alguns deles faltam serviços de pavimentação e drenagem, outros de terraplanagem ou ainda a base inicial.

Neste mês de agosto a concessionária também irá iniciar um segmento de faixas adicionais na Serra do Espigão, em Monte Castelo. O lote de 2,8 quilômetros de extensão, vai do Km 107,8 ao Km 110,6, no sentido sul da rodovia. Nas próximas semanas inicia-se a mobilização da sinalização e barreiras de concreto, que irão alterar a largura da rodovia durante a execução das obras. Também nesse período serão necessários serviços de desmonte de rochas, para abertura de espaço onde será construída a pista adicional.

Até fevereiro de 2020, a concessionária pretende entregar 35,3 de um total de 48,3 quilômetros de faixas adicionais, atendendo os municípios catarinenses de Mafra, Santa Cecília, Monte Castelo, Itaiópolis, Ponte Alta, Lages e Capão Alto.

A concessionária informou que já investiu entre 2008 e 2018 – somente no trecho da BR-116 em Santa Catarina – aproximadamente R$ 2,07 bilhões. No valor está incluso obras, conservação, manutenção e operação da rodovia. “As terceiras faixas têm grande impacto no tráfego da rodovia. Proporcionando, principalmente ao tráfego de longa distância, maior fluidez, além de mais segurança aos usuários da rodovia minimizando o risco de acidentes e diminuindo o tempo de viagem”, destacou o diretor de operações, Cesar Sass.