Nasa esclarece mistério de suposto arco-íris em Marte

Fenômeno considerado impossível em Marte foi identificado pela sonda Perseverance

·
Atualizado há 3 anos

Reprodução/Nasa

Desde que a sonda Perseverance deixou o planeta Terra rumo a Marte, em fevereiro deste ano, toda e qualquer movimentação da experiência gera uma comoção mundial. Os resultados da exploração de Marte podem significar um novo paradigma na maneira como entendemos a própria existência terrestre e apontar para novos caminhos no futuro da humanidade.

A exploração da sonda está em busca de atividades que possam indicar vida em outros planetas. Registro de água, por exemplo, pode significar a existência de um passado que desconhecemos. Por isso, toda e qualquer descoberta feita pela sonda Perseverance é visto como algo surpreendente e espetacular.

Em meados de abril, um fenômeno inusitado foi capturado pela sonda, que é gerenciada pela agência aeroespacial norte-americana Nasa. Uma foto tirada pela Perseverance mostrou um arco-íris no céu do planeta vermelho – algo considerado impossível, já que o fenômeno ocorre por causa da refração da luz solar nas partículas de água suspensas na atmosfera.

A imagem foi obtida por meio de uma câmera anti-risco traseira que ajuda a sonda a localizar o que está acontecendo atrás dela, especialmente se ela precisar se mover para trás. Essa câmera, chamada HazCam, faz parte do sistema autônomo de movimentação da Perseverance. O robô também é equipado com câmeras frontais anti-risco que possuem guarda-sóis para evitar o reflexo da lente..

Como Marte possui uma atmosfera fina e gelada, não há possibilidade de haver água em estado líquido circulando livremente pelo ar. Após ganhar repercussão nas redes sociais, a foto publicada pela Nasa teve que ser elucidada, o que frustrou teorias conspiratórias que tentavam explicar o fenômeno de forma não científica.

Segundo pesquisadores da Nasa, o fenômeno registrado não era exatamente um arco-íris, e sim um reflexo de lente muito comum, o lens flare. Esse fenômeno ocorre quando a luz bate diretamente sobre uma lente de câmera em um ângulo oblíquo e se espalha pela superfície de vidro, o que causa o registro de uma luz brilhante, geralmente em forma de gota ou círculos.

“Tenho protetores solares em minhas câmeras contra dano, que são consideradas críticas para a missão (eu preciso deles para dirigir para frente e geralmente estou dirigindo para frente). Os protetores não eram considerados essenciais nas minhas câmeras traseiras, então você pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens”, diz outro tuíte publicado na conta da Perseverance no Twitter.

 

Desde que chegou ao planeta vermelho em fevereiro, a Perseverance já tirou milhares de fotos, incluindo uma selfie em close-up recente e fotos dela baixando colocando o helicóptero Ingenuity no solo do planeta.

Pode ser decepcionante saber que não há arco-íris em Marte, mas há muitos outros locais fantásticos e muito reais, como rochas estranhas e ainda indefinidas. Há também o já citado helicóptero pioneiro Ingenuity, que está se aproximando do que a NASA espera que seja o primeiro voo controlado em outro planeta.