Correios lançam selos em homenagem a Sebastião Salgado e à Itaipu na COP30

Cerimônia no estande da Itaipu, em Belém, celebrou o legado ambiental do fotógrafo e o papel da empresa na Conferência do Clima.

·
Atualizado há 4 meses

Homenagem e sustentabilidade

Os Correios lançaram selos comemorativos da Itaipu na COP30 nesta terça-feira (11), em cerimônia realizada no estande da empresa na Zona Verde da conferência, em Belém (PA). Um dos selos homenageia o fotógrafo Sebastião Salgado, falecido em maio, e o outro celebra a participação da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec na Conferência Mundial do Clima.

O ato de obliteração dos selos contou com a presença do diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Maia Cardoso; do presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, Juliano Ribeiro Salgado; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; e do diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite.

Cardoso destacou que o lançamento traduz o espírito da conferência: “Celebramos o que o Brasil tem de mais genuíno: a capacidade de transformar responsabilidade em legado”, afirmou.

Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Legado de Sebastião Salgado

Juliano Salgado ressaltou a importância da homenagem: “É uma honra receber esse reconhecimento dos Correios e, ainda mais, ao lado de Itaipu, referência mundial em restauração ambiental.”

Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais premiados do mundo, também se destacou por seu trabalho ambiental. Com a esposa Lélia Wanick, criou o Instituto Terra e liderou a restauração de mais de 2.300 hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 3,5 milhões de árvores.

O lançamento do selo no estande da Itaipu na COP30 também recorda a visita do fotógrafo à hidrelétrica, onde conheceu projetos de recuperação de bacias hidrográficas e proteção da Mata Atlântica — bioma em que Itaipu mantém mais de 100 mil hectares preservados entre Brasil e Paraguai.

Inovação e energia limpa

O diretor Enio Verri destacou a relevância da conferência e o papel da Itaipu como coorganizadora da COP30, em parceria com a Secop e a OEI.

“Além de gerar energia limpa e renovável, Itaipu atua pela sustentabilidade e pela transição energética por meio do Itaipu Parquetec. Com o programa Itaipu Mais que Energia, mostramos que é possível unir políticas ambientais, emprego e renda”, afirmou Verri.

Postais de Belém

Os visitantes da COP30 também podem enviar cartões postais gratuitos no estande da Itaipu. As imagens, registradas pelo fotógrafo Kiko Sierich, mostram obras e iniciativas apoiadas pela empresa em Belém, como o Parque Linear da Nova Doca, a revitalização dos mercados de São Brás e Ver-o-Peso e ações de educação ambiental.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!