
A Itaipu Binacional recebeu o Prêmio Cigré-Brasil, na categoria Sócio Coletivo de Destaque, durante a abertura do XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), no último domingo (19), em Recife (PE). A premiação reconhece empresas que se destacam pela excelência técnica, inovação e liderança no setor elétrico.
O Cigré-Brasil ressaltou as diversas contribuições da Itaipu ao longo de 41 anos, incluindo artigos técnicos apresentados em eventos nacionais e internacionais, além do apoio a encontros em Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (Paraguai), como o próprio SNPTEE, Sepope, Simpase, Workspot, Eriac e ciclos de palestras técnicas.

O diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento, recebeu o prêmio em nome do diretor-geral brasileiro, Enio Verri. Em seu discurso, ele traçou um paralelo entre a fundação do Cigré-Brasil (1971) e da Itaipu (1974), destacando o papel do comitê na promoção do conhecimento e na troca de experiências entre profissionais do setor elétrico brasileiro.
“Em 41 anos, a Itaipu produziu mais de 3 bilhões de MWh e se tornou a maior geradora mundial de energia limpa e renovável. Hoje, a empresa vai além da geração de energia, integrando ciência, tecnologia e parcerias estratégicas por meio de iniciativas como o programa ‘Itaipu Mais que Energia’”, afirmou Sacramento.
Ele reforçou que a Itaipu está comprometida com uma transição energética justa e inclusiva, investindo em soluções que conectam tecnologia, meio ambiente e qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento social e econômico do Brasil e do Paraguai.
Seminário Nacional de Energia
O SNPTEE, coordenado pela Eletrobras e promovido pelo Cigré-Brasil, ocorre de 19 a 22 de outubro, no Recife. Considerado o maior evento técnico-científico do setor elétrico brasileiro e um dos mais relevantes da América Latina, o seminário reúne profissionais, empresas e instituições acadêmicas para debater desafios e inovações na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país.