Itaipu investe R$ 4,6 milhões em rádios comunitárias do Paraná

Convênio com a Farcom-PR vai beneficiar 190 emissoras com equipamentos, cursos e conteúdos sobre sustentabilidade.

·
Atualizado há 4 meses

Itaipu fortalece rádios comunitárias do Paraná com investimento histórico

Durante o 3º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias, realizado em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional firmou um convênio com a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Estado do Paraná (Farcom-PR). O acordo, no valor de R$ 4,646 milhões, prevê cursos de locução para jovens, aquisição de equipamentos e veiculação de conteúdos sobre sustentabilidade nas rádios comunitárias do Paraná. O convênio tem validade até o início de 2027.

Comunicação a serviço da comunidade

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a parceria reforça o papel essencial das rádios comunitárias.

“Essas rádios prestam um importante serviço, divulgando campanhas de vacinação, alertas da defesa civil, entre outros. É uma felicidade firmar um convênio que valoriza o acesso à comunicação, especialmente num momento em que fake news confundem as pessoas”, afirmou.

Segundo Verri, o apoio da Itaipu busca garantir a sobrevivência e o fortalecimento da comunicação comunitária, fundamental para a democracia e o combate à desinformação.

Formação de jovens comunicadores

De acordo com o presidente da Farcom-PR, Luiz Carlos Dzulinski, o convênio marca um momento histórico para o setor.

“Essa parceria resgata o que está previsto em lei: a formação de radiodifusores comunitários. Através da Itaipu, vamos garantir capacitação e atrair a juventude para comunicar”, destacou.

O projeto deve beneficiar diretamente cerca de 1.900 jovens, pertencentes às comunidades atendidas pelas 190 rádios participantes. Além da capacitação, as emissoras terão melhoria em equipamentos e qualidade de transmissão, com inserção de conteúdos de educomunicação sobre sustentabilidade e combate à desinformação.

Conteúdo inspirado no Itaipu Mais que Energia

A gestora do convênio pela Itaipu, Fabiane Colling, explicou que os programas produzidos terão base nos conceitos do Programa Itaipu Mais que Energia.

“A ideia é fortalecer a consciência ambiental das comunidades e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades reais para a juventude paranaense”, afirmou.

Impacto direto nas comunidades

Radialistas destacaram a importância da iniciativa. Rosana Rocha da Silva, da Rádio Lidianópolis FM, comemorou o apoio à formação de novos profissionais.

“As rádios comunitárias precisam muito da formação de locutores. Esse convênio vai gerar benefícios para o município como um todo”, disse.

Terezinha Rumão, da Rádio Ivaté FM, ressaltou que o projeto chega em boa hora:

“Nossa cidade é pequena e temos poucos recursos. Precisamos até mesmo de microfone e computador. Essa parceria traz esperança para continuar informando quem mais precisa”, relatou.

O evento contou ainda com a presença dos diretores da Itaipu Carlos Carboni e Iggor Gomes Rocha.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!