2022 nas páginas de O Comércio

Neste ano, O Comércio publicou 76 edições, contando com esta que você lê agora, a última de 2022. Também trouxemos dois cadernos especiais, um sobre a saúde no Vale do Iguaçu, e a segunda edição do caderno da construção civil. Foram inúmeras histórias eternizadas em nossas páginas. Algumas felizes, outras nem tanto. Foi mais um ano em que cumprimos nosso papel de ajudar a preservar a história de União de Vitória, de Porto União e da região. Mas algumas histórias foram mais marcantes que outras, por isso, trazemos uma retrospectiva com base nas matérias mais lidas em nosso portal.


Janeiro

A mais lida de janeiro, intitulada Morte de Emanuel choca Vale do Iguaçu no primeiro dia de 2022”, foi também uma das matérias mais tristes deste ano. Relatamos a morte de Emanuel, um bebê de oito meses que perdeu a vida logo nos primeiros momentos de 2022. A criança foi vítima de violência doméstica. Os tios do bebê, principais suspeitos das agressões, foram presos mas liberados no mesmo dia, após o tio relatar ter sido agredido em sua cela. O casal foi liberado, mas precisou usar tornozeleira eletrônica.


Fevereiro

Já em fevereiro o destaque ficou por conta da matéria Projeto inovador na região promete atrair negócios e gerar empregos”. Em uma reportagem da nossa página laranja, contamos a história por trás do Centro Comercial e Industrial Dissenha, um complexo de galpões que tem como objetivo proporcionar a empreendedores uma infraestrutura adequada para a instalação e funcionamento de empresas. O empreendimento está localizado próximo a BR-280, com acesso à BR-153. São 28 galpões no total, com tamanhos variando entre 500 e 1000 metros quadrados. No futuro, a ideia é adicionar mais dois prédios, integrando residências e espaços comerciais.

2022 nas páginas de O Comércio


Março

Em março comemoramos o aniversário de União da Vitória com uma série de reportagens sobre alguns dos aspectos marcantes do município. A mais lida do mês, “União da Vitória, uma cidade de lendas, contava algumas das histórias mais conhecidas da cidade, como a do mausoléu da família Amazonas, a da serpente no Rio Iguaçu, a do Diabo do Clube Floresta, entre outras.


Abril

A reportagem “Nova diretoria da OAB de Porto União é empossada” foi a mais lida de abril e, como o próprio título já mostra, trouxe detalhes da diplomação da nova diretoria. A cerimônia contou com a presença da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio. Na ocasião, Luciano Ribas Passos foi empossado presidente da subseção de Porto União.


Maio

Maio foi marcado por mais um especial de O Comércio, o Por Onde Anda. A mais lida do mês foi o “Por onde anda Gustavo Wengerkiewicz Storck? Lembra dele?”. Contamos um pouco da história de Gustavo, e também sua rotina como estudante universitário na Universidade do Sul da Flórida (University of South Florida), em Tampa, Flórida.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp


Junho

Em junho, uma notícia que gerou comoção no Vale do Iguaçu. A matéria D’Glória 7/Família  Frost anuncia encerramento das atividades” relembrou um pouco da história do estabelecimento, que por mais de 70 anos serviu os clientes com gostosuras para o café da manhã, almoço e café da tarde. O anúncio do encerramento das atividades foi feito pelas redes sociais. A mensagem também informava que a família que comandava a D’Glória 7/Família Frost iniciaria um empreendimento em Itapema, no litoral de Santa Catarina.


Julho

A história do Steinhaeger Doble W marcou O Comércio em Julho. A matéria Steinhaeger: a bebida que ajudou a colocar Porto União no mapa”, contou como foi o nascimento da empresa tradicional de Porto União. Também trouxe curiosidades sobre a bebida e sobre a festa do Steinhaeger e do Xixo.

2022 nas páginas de O Comércio


Agosto

Em agosto trouxemos a reportagem “O que há de errado com a telefonia móvel no Vale do Iguaçu?”. A má prestação de serviço tem causado desconforto na população. Após reclamações fomos checar algumas das possíveis causas dos incômodos envolvendo a telefonia móvel. O tema chegou a ser motivo de abertura de inquérito por parte do Ministério Público, que pediu explicações de diversos órgãos. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entretanto, as empresas que atuam no Vale do Iguaçu estão de acordo com as exigências. Na matéria também explicamos quais os direitos de um consumidor quando há má prestação de serviço.


Setembro

No mês da primavera, a mais lida de O Comércio foi também a nossa reportagem mais florida. A matéria Mercado de flores e decoração no Vale do Iguaçu”, contou um pouco da história de Eliane Efrom, que há 25 anos faz parte da JaniFlora e cuida da decoração e organização de diversos eventos, festas e casamentos no Vale do Iguaçu.


Outubro

A matéria Expo Turismo Sul do Paraná estreia em União da Vitória” foi o destaque de outubro em O Comércio. Trouxemos detalhes sobre o evento até então inédito na região. O Expo Turismo foi uma parceria entre uma parceria entre a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as dez prefeituras que integram aInstância de Governança Regional (IGR) Sul do Paraná. A expectativa é de que no ano que vem o evento seja realizado em outra cidade que faça parte da IGR.


Novembro

O penúltimo mês de 2022 nos trouxe uma história de realização de sonhos. Graças a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), um casal foi capaz de dar início à sua família. A reportagem “Casal de Lindóia  do Sul conta com a APMI para dar à luz a trigêmeos contou a trajetória de Giorgia e Pablo Coradi na busca para engravidarem. Também mostramos os motivos que trouxeram o casal a União da Vitória para completarem a gestação. Os bebês nasceram no finalzinho do mês, passaram alguns dias na UTI neonatal, e agora já estão na casa da família.

2022 nas páginas de O Comércio


Dezembro

Por fim, em Dezembro contamos “A história de Aghata e seu lindo cabelo”. A pequena sofreu um acidente doméstico quando tinha 11 meses, que resultou em uma queimadura no couro cabeludo. Por esse motivo, Aghata  não possuía cabelo em uma parte da cabeça. Mas, com a ajuda da comunidade, hoje a família da criança foi capaz de adquirir uma prótese que deu à Aghata  o cabelo que sempre sonhou ter.

2022 nas páginas de O Comércio

Voltar para matérias