André Marsiglia

Dino contra Flávio Dino
Opinião: “Dino contra Flávio Dino”

Na terça-feira, dia 04, em debates na primeira turma do STF, o ministro Flávio Dino disse que chamar alguém de nazista não é um ilícito, uma vez que o nazismo é uma corrente política estruturada na sociedade. No mês passado, o podcaster Monark teve seu recurso de apelação rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, …

Opinião: “Jornais ou redes sociais: em quem confiar?”

Uma pesquisa do DataFolha indicou que, na capital paulista, jornais impressos são confiáveis para 60% das pessoas, enquanto plataformas digitais merecem 70% da desconfiança do público. Com base nesses dados, devemos concluir que as pessoas preferem conteúdos da imprensa e não das redes sociais, correto? Errado. Acontece que a premissa da pesquisa está equivocada. Pressupõe …

Opinião: “A constituição virou uma piada”

No último dia 25, foi publicado na imprensa que o ministro Alexandre de Moraes enviou uma nota ao portal Uol dando bronca nos jornalistas. Sentindo-se atingido por uma das reportagens, equiparou-a a uma fake news, disse que os fatos haviam sido inventados e que a imprensa também desinformava, e não apenas as redes sociais. Deu …

OPINIÃO: "O Big Brother do STF"
OPINIÃO: O STF julgará errado caso de assédio judicial a jornalistas

Na quarta-feira, dia 22, o Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento de tema relacionado a assédio judicial contra jornalistas. As ações foram apresentadas pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa). A tese que vem prevalecendo é do ministro Barroso, que entende se caracterizar o assédio pelo ajuizamento de múltiplas …

Opinião: O plano anticrítica dos políticos

No Brasil, o que é ruim sempre piora. Havia um acordo tácito na crítica: tínhamos um certo temor reverencial por juízes, descíamos a lenha sem dó em políticos. Quando os inquéritos sigilosos da Suprema Corte assumiram o país e nossos juízes supremos flertaram com a política, tentamos tratá-los como fazíamos com os políticos. Trágico! Foi …

O jornalismo acabou
Opinião: “O jornalismo acabou”

Não sei se o leitor reparou como, atualmente, não se debate mais liberdade de imprensa, mas apenas liberdade de expressão. É que a imprensa acabou. Ninguém mais se importa. O setor se nichou de tal modo que, excetuadas honrosas exceções, reporta ao leitor apenas o que ele deseja ouvir. Ou apenas o que seus aliados, …

OPINIÃO: “Musk, a direita e o Direito”

Diante de todos os acontecimentos dos últimos dias, uma coisa é certa: pouco importa se as denúncias e críticas de Elon Musk a nossas Cortes e ministros possuem intenção política. Assim como também pouco importam as intenções de seus adversários. Fazer política com fatos reais não é crime – faz parte do jogo. Errado é …

stf
Opinião: “O STF é uma ilha”

No último dia 29, o editorial do jornal “O Estado de S. Paulo”, intitulado “Supremo à la carte”, criticou o STF por mudar de entendimento a toda hora. Referia-se ao julgamento da Corte que pretende ampliar o alcance do chamado “foro privilegiado”. O jornal sustentou que a mudança de entendimento se dá por ser o …

A esculhambação do sigilo de cem anos
Opinião: “A esculhambação do sigilo de cem anos”

Por aqui, tudo se desvirtua. Nossa maior organização é a criminosa, o que levamos mais a sério é o carnaval, as esquerdas nacionalistas abominam patriotas, os conservadores são revolucionários. Nossa imprensa não se difere dos usuários das redes sociais, mas quer criminalizá-los. Nossas autoridades investigam crimes dos quais são culpadas. Nesse país de cabeça para …

OPINIÃO: "O Big Brother do STF"
OPINIÃO: “O Big Brother do STF”

Em setembro do ano passado, quando as provas da delação da Odebrecht foram anuladas pelo ministro Dias Toffoli, escrevi o artigo “O STF editou a história do Brasil”. No texto, explicava que o Tribunal se respaldava na força de suas decisões para virar o editor geral da nação. A conduta não ficou restrita apenas a …

stf
Opinião: “Quanto vale a justiça do STF?”

No último domingo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, publicou artigo na Folha de S.Paulo intitulado “Quanto vale o judiciário?”. Já propus neste Poder360 pergunta melhor: “Quanto vale a censura do judiciário?”. Mas, ok. Fiquemos com a pergunta do ministro, também é boa. Decerto, Barroso escreveu seu artigo incomodado com o …

OPINIÃO: Por onde andam os garantistas?

No dia 8 deste mês, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes impediu a comunicação entre advogados e investigados da operação Tempus Veritatis. A OAB recorreu e Moraes manteve a decisão, explicando que a proibição atingia apenas advogados que intermediassem conversas. A advocacia ficou sob restrição e vigilância, mas a OAB comemorou e afirmou que …