André Marsiglia

Tenho insistido que a perseguição às redes sociais promovida pelo establishment de esquerda do Estado nos últimos anos sedimentou no país uma visão moralista a respeito de conceitos como: liberdade de expressão, democracia, verdade e ciência. Moralizados, tais conceitos se tornaram verdadeiros dogmas inúteis para o debate, e muito úteis para a política que os …

Opinião: “Três argumentos burros para defender a censura”

É bastante frustrante ver advogados, juízes, jornalistas, geralmente de esquerda, que chegaram a sofrer na pele a censura da ditadura militar, nos anos 60, ignorarem, ou até comemorarem, hoje, a censura imposta a 22 milhões de usuários com a suspensão do X. Isso mostra que, para boa parte da intelectualidade brasileira, a defesa de princípios …

Opinião: O que resta da democracia?

Giorgio Agamben escreveu um livro sobre o desastre nazista chamado “O que resta de Auschwitz”. Vladimir Safatle e Edson Teles escreveram o livro “O que resta da ditadura”, sobre o desastre do período militar. Talvez seja a hora de escrever sobre o que resta da nossa desastrosa – e desastrada – democracia, já que, ao …

Opinião: “A Censura é o cão de guarda da velha política”

Na semana passada, parte das redes sociais do candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal foram derrubadas a pedido do PSB, partido da adversária Tabata Amaral. Se houve na condução das redes de Marçal ilícito eleitoral, que ele seja severamente punido, mas não com censura. Bloquear ou suspender perfis pressupõe ilícitos futuros e, como …

stf
Opinião: “O STF matou a Lei de Acesso à Informação”

Parece incrível, mas a lei 12527/11, conhecida como lei de acesso à informação (LAI), embora concebida para que o cidadão comum alcançasse informações de interesse público em poder do Estado, aos poucos passou a servir para que o Estado impedisse que as pessoas tivessem acesso a qualquer tipo de informação. A lei traz em sua …

Imagem de freepik
Opinião: “As antiolimpíadas identitárias”

Toda a gigantesca tradição olímpica sempre jogou em favor da união política dos povos. Nada foi tão potente quanto o esporte na tarefa de fazer com que nações arranhadas por dissidências de toda ordem se unissem em prol de um objetivo comum. Conhecendo esse ativo esportivo mobilizador, governos fizeram das vitórias de suas equipes a …

Opinião: “Não se enganem com o barulho, o Brasil da censura é o país do silêncio”

Houve quem acreditou, com sinceridade, que a democracia brasileira esteve de fato por um fio, que a culpa foi de Bolsonaro, que a salvação seriam Lula e a espada vingadora do STF. Eleito Lula, inelegível Bolsonaro, tornou-se impossível seguir acreditando nessa narrativa. Então, uma nova história foi criada: a de que o risco não era …

Dino contra Flávio Dino
Opinião: “Dino contra Flávio Dino”

Na terça-feira, dia 04, em debates na primeira turma do STF, o ministro Flávio Dino disse que chamar alguém de nazista não é um ilícito, uma vez que o nazismo é uma corrente política estruturada na sociedade. No mês passado, o podcaster Monark teve seu recurso de apelação rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, …

Opinião: “Jornais ou redes sociais: em quem confiar?”

Uma pesquisa do DataFolha indicou que, na capital paulista, jornais impressos são confiáveis para 60% das pessoas, enquanto plataformas digitais merecem 70% da desconfiança do público. Com base nesses dados, devemos concluir que as pessoas preferem conteúdos da imprensa e não das redes sociais, correto? Errado. Acontece que a premissa da pesquisa está equivocada. Pressupõe …

Opinião: “A constituição virou uma piada”

No último dia 25, foi publicado na imprensa que o ministro Alexandre de Moraes enviou uma nota ao portal Uol dando bronca nos jornalistas. Sentindo-se atingido por uma das reportagens, equiparou-a a uma fake news, disse que os fatos haviam sido inventados e que a imprensa também desinformava, e não apenas as redes sociais. Deu …

OPINIÃO: "O Big Brother do STF"
OPINIÃO: O STF julgará errado caso de assédio judicial a jornalistas

Na quarta-feira, dia 22, o Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento de tema relacionado a assédio judicial contra jornalistas. As ações foram apresentadas pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa). A tese que vem prevalecendo é do ministro Barroso, que entende se caracterizar o assédio pelo ajuizamento de múltiplas …

Opinião: O plano anticrítica dos políticos

No Brasil, o que é ruim sempre piora. Havia um acordo tácito na crítica: tínhamos um certo temor reverencial por juízes, descíamos a lenha sem dó em políticos. Quando os inquéritos sigilosos da Suprema Corte assumiram o país e nossos juízes supremos flertaram com a política, tentamos tratá-los como fazíamos com os políticos. Trágico! Foi …