DESCARTE CONSCIENTE: Coleta de pneus será na quarta-feira

Pneus velhos ou sem uso poderão ser descartados na próxima quarta-feira, 17, no CTG Fronteira da Amizade

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Pneus velhos ou sem uso poderão ser descartados na próxima quarta-feira, 17, nas dependências do CTG Fronteira da Amizade, das 10 às 16 horas. O descarte é para todos os tipos de pneus (automotivos, agrícolas, caminhões e bicicletas). A atividade será realizada pela empresa de logística reversa RECICLANIP, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, para uma destinação ambientalmente correta destes resíduos.

A logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305/10), onde determina que fabricantes, distribuidores e importadores são responsáveis pela destinação ambientalmente correta de diversos tipos de resíduos, entre eles os pneus, cabendo aos consumidores finais a devolução destes tipos de resíduos nos locais adequados.

Os pneus recolhidos poderão ser reaproveitados como fonte de energia ou matéria prima para indústrias. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, várias instituições têm interesse na causa, pois além de preservar o meio ambiente pelo correto descarte, a ação visa também o combate de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

O mosquito é o principal responsável pela transmissão de doenças como dengue, febre amarela, Zika e Chikungunya, que encontra em pneus ambiente adequado para depositarem seus ovos, destaca César Augusto Strapassola.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta