Fundação SOS Mata Atlântica realiza ações para celebrar Dia da Mata Atlântica

Bioma está presente em 17 estados, inclusive Paraná e Santa Catarina

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Ricardo Koch Cavalcanti).
(Foto: Ricardo Koch Cavalcanti).

No dia 27 de maio é comemorado o Dia da Mata Atlântica, bioma que entre 2016 e 2017 perdeu aproximadamente 113 km² de floresta, segundo os novos dados do Atlas da Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica/ INPE), divulgados na última semana.

A floresta está presente em 17 estados brasileiros, inclusive Paraná e Santa Catarina, onde vivem mais de 145 milhões de pessoas, e é fundamental para a vida da população. Para celebrar a data e a importância do bioma, a Fundação SOS Mata Atlântica está realizando uma série de ações pelo Brasil.

No sábado, 25, e domingo, 26, voluntários realizaram a “Ação Nacional pela Água”, em que serão feitos monitoramentos da qualidade da água em mais de 10 rios pelo País.

No domingo, também foi realizada a ação “Descubra a Mata Atlântica de São Paulo”, em alguns parques de São Paulo, onde serão realizadas trilhas, oficinas de pirografia, contação de histórias, e outras atividades.

Já na data oficial da comemoração, 27, a  a Unibes Cultural, em São Paulo, será ocupada por diversas palestras e oficinas da SOS Mata Atlântica. Tem oficina sobre incidência política (9h30 às 13h – no auditório), palestra sobre tema que tem gerado polêmica entre ambientalistas e ruralistas no evento “Mitos e verdades sobre ocupação do solo no Brasil” (14h às 17h – no auditório). Também à tarde, das 14h às 18h (Salas 1 e 2 no 3º andar), voluntários contarão as suas histórias de engajamento por água limpa em suas comunidades no evento “Diálogos pela Água”.

Todas essas ações fazem parte do Viva a Mata 2019, evento que há 15 anos celebra o Dia da Mata Atlântica. O Viva a Mata conta com o apoio de Bradesco Cartões, Colégio Dante Alighieri, Globo, Latam, Unibes Cultural e das secretarias Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Atualmente, restam apenas 12,4% da floresta da Mata Atlântica que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas. O bioma abriga mais da metade das espécies de animais ameaças de extinção no Brasil, 383 de 633 espécies.