Lançada a II Etapa do Projeto “Araucária – Plante seu Futuro”

·
Atualizado há 5 anos

(Foto:  Julio Ottoboni/Carta Capital).
(Foto: Julio Ottoboni/Carta Capital).

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Cruz Machado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP e Governo do Estado do Paraná, lançou a II etapa do Projeto “Araucária – Plante seu Futuro”.

O objetivo principal deste projeto é de distribuir de forma gratuita aos agricultores de Cruz Machado aproximadamente 15.000 (quinze mil) mudas de “Araucária Augustifolia” também conhecido como: “Pinheiro do Paraná”, visando propiciar uma melhor qualidade à cultura da erva-mate através do sombreamento e a geração de uma renda extra para os agricultores que desejam participar.

Ninguém melhor para conhecer uma árvore do que aquele que a observa e convive com ela no dia a dia. Essa é a premissa do manejo florestal participativo, ponto central do projeto “Araucária – Plante seu Futuro” – diz Valdir Ostrowski (Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente)

Para Sidnei Milczuk (Técnico Agrícola do Município) – O plantio da araucária também auxilia no paisagismo das matas, na proteção ambiental, traz benefícios para a fauna local, atua na educação ambiental, além de dar retorno financeiro posterior para o agricultor com a venda do pinhão, ajuda ainda a combater o corintiano (Besouro que ataca a erva-mate) quando plantado em consórcio junto com a ervais (Erva-mate ilex paraguariensis).

Participação

Para participar desta etapa do projeto, os agricultores deverão efetuar o cadastro na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Cruz Machado. Para efetuar o referido cadastro o agricultor deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Cópia do recibo de entrega do CAR (Cadastro Ambiental Rural);
  • Cópia do último CCIR;

As mudas serão entregues pelo IAP nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz Machado, em data e horário a serem marcadas e comunicadas aos agricultores interessados.