Mutirão de descarte consciente movimenta bairros limítrofes do Vale do Iguaçu

Ação iniciou na manhã desta sexta-feira, no bairro Limeira (Fotos: Jaqueline Castaldon).
Ação iniciou na manhã desta sexta-feira, no bairro Limeira (Fotos: Jaqueline Castaldon).

O mutirão de descarte consciente, promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde de União da Vitória e Porto União, acontece hoje, sexta-feira, 14, e também no sábado, 15. A ação é realizada com as parcerias da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, e Ecovale.

Por ser uma ação em conjunto dos dois municípios, nesta edição piloto, ela irá abranger os bairros limítrofes das cidades.

Pela manhã desta sexta-feira, a força tarefa do mutirão iniciou no bairro Limeira, com o apoio do 5º BE Cmb Bld, recolhendo os materiais descartados pela população. No dia de hoje, além do Limeira, os bairros São Basílio Magno, Rio D’Areia e Rocio receberão as equipes.

Segundo Aline Bonetti, coordenadora de endemias da Prefeitura de União da Vitória, a ação foi organizada por causa do número de focos do mosquito Aedes aegypti no município, pois só entre janeiro e maio, foram encontrados 607 focos. Para combater então, o aparecimento desse mosquito, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya, o mutirão está mobilizando a população destes bairros sobre o descarte consciente de materiais. “Em equipes, estamos coletando materiais recicláveis e que as pessoas não utilizem mais, e que podem ser criadouros do mosquito”, explica Aline.

As equipes estão passando nos bairros com caminhões, e a ideia é que os moradores descartem os materiais que querem se desfazer, na frente de suas residências. Além dos resíduos recicláveis, como plástico, papel e vidro, também será possível descartar outros tipos de materiais. Lâmpadas, pilhas, colchões, pneus, resíduos de construção civil, madeira, móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos também serão recolhidos.

O objetivo principal da ação é fazer uma limpeza geral, pensando justamente na quantidade de focos do mosquito existentes na região. “Nós só vamos conseguir controlar esses focos da dengue se agora, no inverno, nós façamos essas ações para eliminar os criadouros do mosquito, para que no período do verão, não venha a doença para União da Vitória”, afirma.

No sábado, no período matutino, as equipes estarão no bairro Ponte Nova, que sozinho é responsável por 60 focos do mosquito. Já à tarde, a ação acontecerá no centro e no bairro Navegantes, na avenida Iguaçu. Para quem tiver materiais para descartar e não tiver um local adequado para deixá-los, a coordenadora aconselha a deixar o mais próximo da divisa com Porto União que conseguir, pois é onde as equipes estarão passando.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta