Mutirão de descarte consciente do Vale do Iguaçu é no próximo fim de semana

Com direito a treinamento, União da Vitória e Porto União se juntam para combater a dengue

(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).
(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).

O que era para ser uma ação localizada no bairro Ponte Nova, numa iniciativa da secretaria de Saúde de União da Vitória, se transformou no Mutirão de Descarte Consciente, que abrangerá União da Vitória e Porto União como um todo, e com um objetivo principal: combater a proliferação do mosquito da dengue.

Somente em União da Vitória, no período de janeiro a maio de 2019, foram identificados 607 focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungynya e Zyka. Por isso, a grande mobilização dos dias 14 e 15 de junho vai incentivar o descarte de materiais recicláveis, potenciais criadouros para o mosquito, de maneira correta. No dia 14 (sexta-feira), será realizado nos bairros Limeira, Rio D’Areia, Rocio e São Basílio. Já no dia 15, pela manhã será realizado no bairro Ponte Nova, e à tarde no Centro e bairro Navegantes.

União da Vitória e Porto União possuem vários bairros limítrofes (Navegantes, Centro, São Basílio Magno, Rocio, Rio D’Areia, Limeira), além do bairro Ponte Nova. Somados, estes locais correspondem a 285 focos. Por esse motivo, o mutirão abrangerá estas regiões, e a divisa seca entre os dois estados, numa faixa de 300 metros.

As ações coordenadas pelas secretarias de saúde, secretaria do meio ambiente e secretaria de obras dos dois municípios têm apoio do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, e também da Ecovale. O treinamento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Exército, e nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Regiões

Bairros limítrofes com Porto União-SC: Limeira, Rio D’Areia, Rocio, São Basílio, Centro e Navegantes. Bairro Ponte Nova. Bairros limítrofes com União da Vitória-PR: Vice King, São Francisco, São Pedro, Cidade Nova e Centro.

Materiais que serão coletados

Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, recicláveis, pneus, lâmpadas e móveis.
Materiais que não serão coletados: lixo orgânico, telhas de amianto (Eternit).

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta