União da Vitória assina pacto global da ONU para desenvolvimento sustentável

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Nesta sexta-feira, 9, em Madri (Espanha), o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, assinou a adesão ao pacto global da ONU (Organização das Nações Unidas) para cumprir com os objetivos do desenvolvimento sustentável do milênio. “União da Vitória se posiciona entre 10 cidades paranaenses que querem cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Somos uma cidade inovadora e um Estado pioneiro nesse compromisso com as Nações Unidas”, disse Santin Roveda.

“Mostramos a nossa capacidade de se comprometer com um mundo melhor e uma agenda positiva que vai dar possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos moradores de União da Vitória com mais investimentos e geração de emprego”, completa Santin.

Santin Roveda adianta que União da Vitória já se comprometeu com os objetivos no ONU em duas frentes. Ao traçar seu novo plano urbano, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, que prevê novo zoneamento com áreas de preservação e para instalação de empresas, implantação de novos parques, malha cicloviária, pontos de encontros e lazer, equipamentos e mobiliário urbanos (como novos pontos de ônibus e sinalização) e novo ordenamento do trânsito.

Outro ponto destacado por Santin Roveda aponta União da Vitória entre as 50 melhores cidades para envelhecer no Brasil. Estudo do Instituto de Longevidade Mongeral, em parceria com a FGV, aponta que a cidade apresenta as sete principais variáveis positivas de qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos: cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento e indicadores gerais.