Vale a pena abrir uma franquia de energia solar? Descubra agora

Se você está pensando em investir numa franquia de energia solar, mas não sabe quais são os benefícios que esse mercado oferece, então está no lugar certo!

A primeira coisa que você precisa saber é que estamos falando de um mercado promissor e cheio de vantagens, devido ao seu crescimento progressivo nos últimos anos.

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, além de gerar sustentabilidade para o meio ambiente.

Por esses e outros motivos, a franquia de energia solar tem sido uma das opções mais atrativas para quem deseja empreender no Brasil.

Faça essa leitura e descubra se a franquia de energia solar realmente vale a pena.

 

Leia também: Caixa deve financiar compra de placas solares para residências 

Como está o mercado de energia solar no Brasil?

Segundo o Folha de São Paulo, o Brasil passou a marca de 10 GW de energia solar instalada, ficando entre os 15 gigantes na produção de energia fotovoltaica do mundo.

Já são mais de R$ 52,7 bilhões de investimento desde 2012, de acordo com a ABSOLAR [Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica].

O mercado deve continuar em alta depois desse marco, visto que os projetos já protocolados incentivam a instalação de mais 10 GW nos próximos dois anos.

A energia solar é versátil e ágil, por isso a sua instalação é facilitada, transformando uma casa ou empresa numa usina produtora de energia limpa em apenas um dia. 

Ademais, o Brasil está localizado num espaço em que há alta incidência de radiação solar, colocando-o numa posição vantajosa na produção de energia fotovoltaica.

Diante dessa realidade, a ideia de investir em uma franquia de energia solar se torna ainda mais interessante, não é mesmo?

Vantagens do mercado de franquia de energia solar

Sabendo-se que a sustentabilidade está em foco e se tornou um diferencial para as empresas em, praticamente, todos os segmentos do mercado, o investimento em franquia de energia solar ganha ainda mais força, visto que esta é uma fonte de energia limpa, renovável e altamente sustentável.

Apostar em energia solar é substituir a energia elétrica sem afetar a natureza e esse aspecto é bastante relevante diante dos inúmeros problemas ambientais existentes nos dias atuais.

Esse mercado favorece também a economia com as contas de luz, pois a produção de energia solar em longo prazo tende a, praticamente, zerar a sua conta de luz.

Vale considerar que abrir uma franquia, para quem deseja empreender, oferece mais segurança e estabilidade do que iniciar um negócio próprio do zero.

Outra vantagem é que o investimento inicial é considerado baixo, dando a possibilidade de começar a trabalhar de sua casa e recebendo todo suporte das franqueadoras no gerenciamento, vendas e instalação dos sistemas solares.

Em um período de até 1 ano já é possível ter retorno sobre o investimento e existem ainda outros benefícios, confira:

  • Confiabilidade dos projetos;
  • Assistência técnica especializada;
  • Equipe qualificada de engenheiros;
  • Experiência de mercado;
  • Treinamentos;
  • Suporte de marketing.

Quais são os tipos de Franquia de energia solar?

Existem alguns tipos de franquia de energia solar e é importante conhecê-los antes de fazer o seu investimento, veja!

Franquia Unitária: nesse modelo, o franqueador oferece uma unidade para que seja comercializado produtos e serviços de uma marca.

Microfranquia: possui um custo de investimento inicial baixo e proporciona maior liberdade ao franqueado.

Franquia de desenvolvimento de área: exige maior experiência do franqueado, visto que ele deve abrir algumas unidades dentro de um período específico.

Franquia Master: o franqueado se torna um representante da marca num determinado local, porém o investimento tende a ser mais alto.

Franquia de conversão: o franqueado já possui uma franquia e deseja abrir outras.

Shop in shop: consiste na instalação de uma franquia dentro do seu próprio negócio.

Franquia combinada: possibilidade de vender produtos e serviços de diversas marcas num mesmo local.

Motivos para abrir uma franquia de energia solar

Como já foi visto até aqui, o mercado de energia solar está em alta e as expectativas são de crescimento contínuo daqui para frente.

Dessa forma, pode-se dizer que existem muitos motivos para se investir numa franquia de energia solar. Resumimos alguns deles para você, confira a seguir:

  • A conta de luz está cada vez mais cara no país, com um aumento expressivo de 11 a 13% ao ano.
  • A energia hídrica já não possui mais espaço de instalação no país e a energia eólica é restrita a locais específicos. Como o sol está em todo lugar do Brasil, o que não falta é espaço e condições para investir em energia solar.
  • A energia fotovoltaica deve ser instalada nos telhados de casas e empresas, devido a sua versatilidade e eficiência. As pessoas se tornam geradoras de energia de maneira simples e sustentável.
  • Espera-se um crescimento superior a R$ 500 bilhões até 2050 para o mercado de energia solar no Brasil.

Quanto custa abrir uma franquia de energia solar?

Iniciar uma franquia de energia solar envolve custos com a estruturação e abertura da sua unidade. Saiba quais são eles!

Taxa de Franquia

Esse é o primeiro e principal custo nesse tipo de investimento que determina o início do seu empreendimento.

Custos de abertura da empresa

São os valores referentes a abertura do CNPJ, taxas da Junta Comercial do Estado, contabilidade.

Escritório/Loja

O espaço escolhido deve necessitar de adaptações para favorecer os resultados com a sua franquia.

Projeto Arquitetônico

Aqui falamos do trabalho de adaptação visual do ambiente para padronizar as estratégias da marca, dando a mesma imagem a todas as unidades franqueadas.

Esse projeto engloba os materiais para obra, decoração, mobília e afins.

Gostou do conteúdo? Confira outros materiais do Portal Vvale

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.