Revitalização da rodovia BR-153 completa cinco anos

O investimento foi do Governo Federal e custou R$ 200 milhões

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Atualizado há 5 anos

BR-153 (Foto: Reprodução).
Na região de União da Vitória, o ponto mais significativo foi a alteração completa do Trevo do Mallon (Foto: Reprodução).

Foram aproximadamente dois anos e meio para ser finalizada. Sem contar várias décadas para ter início. Ontem, 23, foram completados cinco anos da inauguração da obra de revitalização e modernização da rodovia BR-153, trecho União da Vitória à Palmas.

A obra que contou com investimento do Governo Federal de R$ 200 milhões é considerada uma das maiores obras de revitalização – se não a maior – da região Sul do Estado do Paraná.

O trecho

Ao longo de 75 quilômetros, foram nove trevos revitalizados. Na região de União da Vitória, o ponto mais significativo foi a alteração completa do Trevo do Mallon. Após o portal, o local recebeu marginais e alças de retorno.

A entrada para o Bairro Jardim Roseira foi alterada com a revitalização, sendo colocada uma segunda trincheira.

Mais distante do original, o acesso ao município de Cruz Machado recebeu trincheiras para direcionar o trânsito. Na região foram construídas duas marginais próximo da empresa GR Extração de Areia.

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Um dos pontos com maior número de acidentes na rodovia, o conhecido trevo de Porto Vitória foi alterado. A intervenção fez com que fosse criado um elevado com duas trincheiras, sendo por cima a passagem de caminhões e veículos menores que tem como objetivo seguir na BR-153 (o caminho direciona a General Carneiro)

O percurso permite chegar à BR-280, já em Santa Catarina. Motoristas que tem como destino Porto Vitória precisam apenas seguir uma das marginais. O elevado, só é usado por quem segue na 153.

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O grande dia

O impacto e a proporção da obra, fez com que a inauguração no dia 23 de setembro de 2014, contasse com a presença de Ministros do Governo Federal. Os então ministros do Governo Dilma Rousseff, Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Paulo Bernardo (Comunicações), estiveram em União da Vitória.

Ministros participaram da inauguração da obra (Fotos: Arquivo/JOC).
Ministros participaram da inauguração da obra (Fotos: Arquivo/JOC).

Na época, Paulo Sérgio Passos enfatizou a importância do Sul do Paraná estar integrado com uma malha viária revitalizada. “É um prazer vir a União da Vitória provar que o que o governo prometeu, foi cumprido, com a entrega desta obra. Não foram só os investimentos de mais de R$ 200 milhões. Foi a satisfação em ver o sul do Paraná integrado com uma malha viária moderna e revitalizada”, disse.

Airton Bernardo Roveda buscou recursos para a obra enquanto deputado Federal
Airton Bernardo Roveda buscou recursos para a obra enquanto deputado Federal

O ex-deputado Federal Airton Bernardo Roveda foi lembrado na solenidade pelos Ministros. Enquanto parlamentar, Roveda buscou viabilizou com o Governo os recursos para a revitalização da rodovia. “O Roveda foi fundamental para a viabilização desta obra. Só posso parabenizar o povo de União da Vitória e região”, disse na oportunidade Paulo Bernardo.

‘Vacas vão voar…..’

A revitalização da rodovia se prolongou durante muitos anos. As dificuldades na liberação de recursos, fez com que muitos não acreditassem na execução da obra.

Em um de seus programas na extinta rádio União, o radialista Brittes Antônio Brittes usou uma metáfora e disse que ‘vacas iriam voar’ se a obra acontecesse. E elas voaram.

O comentário se tornou folclórico no Vale do Iguaçu, e usado em projetos que são classificados como improváveis de acontecer.