A 12º Sessão Ordinária discutiu Libras, Fumprevi e a locomotiva 310

·
Atualizado há 3 anos

Ás 19h03 desta segunda-feira, 26, teve inicio a 12º sessão ordinária do ano. A ata da reunião passada foi aprovada.

Entre as indicações pedidos de pavimentação asfálticas em vias e o pedido de utilização de kits de máscaras Pff2.

Tribuna Livre

Na tribuna o vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC) abordou o assunto sobre o Fundo Municipal de Previdência do Município de União da Vitória, o Fumprevi. Segundo ele o valor da dívida está em R$ 431.926.526,26 milhões.

Ednilson de Godoy (PV) também usou a tribuna e falou sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a data é lembrada sempre no dia 24 de abril – data que remete o surgimento da Lei sobre a língua há 19 anos. Um vídeo com várias pessoas utilizando a Libras e falando sobre a lei e as conquistas foi mostrado, o vídeo foi confeccionado por pessoas com deficiência auditiva falando através das mãos e lembrando que é importante inserir legendas e vídeos.

Inclusive na mesma sessão entrou na pauta de discussões o Projeto de Lei que institui obrigatória a Libras e a tradução de vídeos institucionais de município de União da Vitória.

Valdecir José Ratko (DEM) usou a tribuna, comentou sobre a divida do Fumprevi e comentou sobre conversas já realizadas para tentar sanar o problema. Também falou sobre a restauração da Casa Coronel Amazonas – Vila Maria.

Ordem do Dia

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 9/2021, que declara a Alad – Associação Laços de Amor Down de utilidade pública.

Também em segunda discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 15/2021, que revoga Leis ordinárias em desuso em União da Vitória.

E primeira discussão o projeto sobre Libras (Projeto de Lei que institui obrigatória a Libras e a tradução de vídeos institucionais de município de União da Vitória).

Requerimentos

Entre os requerimentos da noite, um pedido de restauração do espaço que abriga a Feira da Estação.

Além disso, um pedido de melhorias na BR 476, PR – 280 nas proximidades da Empresa Vinhos Bona, trecho que dá acesso para Avenida Artur Canfield no Bairro Nª Senhora das Graças, segundo o requerimento o local já foi alvo de vários acidentes.

Pedindo ainda, ampliação do Centro Municiapal de Educação Infantil Mário Riesemberg no Bairro São Sebastião.

Ainda na sessão, requerimento pedindo informações sobre a situação atual da Locomotiva 310.

Outro pedido sobre pavimentação nos trechos, da Rua Barão do Cerro Azul entre as Zacarias de Góes de Vasconcelos e Av. Bento Munhoz da Rocha Neto.

No fim, uma pequena discussão entre os vereadores Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Alandra Roveda Grando (PL). Alandra sugeriu que Cortellini fizesse o que ela fez para buscar recursos. Cortellini não gostou e até disse que Alandra não fez nada.

José Pedro Walck (PSD) sugeriu com outros vereadores  sobre a mudança no regimento interno da câmara. Ainda durante sua fala elogiou a equipe da Unidade de Saúde Antônio Baby, no centro.

Ednilson de Godoy (PV) também comentou e resumiu o início do Programa Paraolímpico de União da Vitória através do professor Edinho Slonk.

O vereador Anderson Cardoso (PROS) comentou sobre o papel dos vereadores, falou sobre colegas edis que usam fotos para se promover e em algumas vezes atacam os outros por não concordarem com suas visões.

No final, o presidente da casa Cordovan de Melo Neto (PP), comentou que vereadores precisam agir de verdade, não só discursar, e trazer os problemas, eles precisam também sugerir soluções para os problemas.