Aprovada gratuidade para idosos no transporte público independente de carteira

Na segunda-feira, 23, foi realizada a 27ª A Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. Com a presença de público e cuidados com relação ao distanciamento social e uso de máscaras, ocorreu a aprovação de alguns projetos.

Entre as indicações, o Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) propôs a construção de um muro em torno do Estádio Municipal Álvaro Rondon e também a reabertura de Eventos esportivos com público, em especial os coletivos, mantendo cuidados com relação à Covid-19 .

Waldir Luiz Cortellini (PSB) indicou a abertura de forma efetiva da Rua Oscar Guimarães no Bairro Bom Jesus e Anderson Cardoso (PROS) junto ao Segundo Secretário, Ednilson de Goodoy (PV), propuseram a melhoria de acesos ao Bairro Bela Vista e demandas da Escola Municipal Didio Augusto no Bairro Limeira, como readequação de calçadas e melhorias nos passeios externos. Anderson também indicou a inclusão no Programa de Asfalto em Via no Bairro Limeira. O Vereador Celso Carlos Rocha (MDB) propôs a recuperação de estrada rural do Palmital do Meio. O Vereador Júlio Adilson Pires (PP) solicitou recapeamento em via no Bairro São Basílio Magno.

A Tribuna Popular contou com o discurso do Sr. Marcio Fernando Utzig, presidente do Sindicato do Magistério, que abordou a Proposta de Emenda Constitucional 32, que altera posições sobre servidores, empregados públicos e organizações administrativas. O objetivo principal de sua fala foi em prol da conscientização da sociedade em geral junto aos  servidores sobre a gravidade da proposta e suas consequências, que segundo a fala do Sr. Marcio, afetarão aqueles que mais precisam do serviços públicos e poderão ser impactados pela reforma administrativa sobre os atuais servidores públicos. Márcio comentou, ainda, que isso poderá afetar toda sociedade incluindo atuais e futuros servidores, retirando a estabilidade ao servidor público impactando os atuais servidores em relação a estabilidade incluindo a vedação de direitos e garantias já existentes. Segundo o Presidente do Sindicato, a proposta não está sendo dialogada com a sociedade civil organizada e exemplificou a situação dos professores com vedações de direitos e garantias, alegando que a profissão é penosa, necessitando segundo ele, do direito de mais de 30 dias de férias, como 45 ou 60 dias.

O Vereador José Pedro Walck (PSD) fez uso do Grande Expediente. O tema do seu discurso foi a lembrança e importância da colonização ucraniana, data celebrada 24 de agosto com o Dia da  Independência da Ucrânia e Dia da Comunidade Ucraniana no Paraná. Lembrou, ainda, da origem do  Bairro São Basílio Magno devido a comunidade e a Igreja Ucraniana.

Na Ordem do Dia em votação única foi aprovado por unanimidade da equipe de vereadores o Projeto de Lei nº 45/2021, que institui o Programa de Recuperação Fiscal de União da Vitória – REFIS 2021.

Em segunda discussão, também foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei nº 20/2021, que altera a lei municipal nº. 3428/2006 de forma a garantir a gratuidade no transporte público coletivo por parte de Empresa Permissionária de tal serviço, aos idosos e aos portadores de necessidades  especiais, independentemente da utilização de cartão eletrônico,  e o nº 42/2021, que acrescenta o artigo 189-A à Lei Municipal nº 1847/1992 o qual menciona sobre a remuneração 20% superior ao trabalho noturno do servidor público municipal e dá outras providências.

Em Primeira Discussão também foi aprovado por unanimidade da equipe o projeto nº 39/2021 de autoria do Legislativo, que cria o Programa de inclusão através da localização e identificação de pessoas com deficiência física, buscando resguardar e garantir o direito à inclusão a todos os  deficientes físicos, mesmo em lugares mais carentes.

Entre os Requerimentos, o Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitou a continuidade da Rua Luisa Maria Waldraff em São Cristóvão; o Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) avaliação de passagem elevada na Av. Paula Freitas; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Ednilson de Godoy (PV), melhorias na quadra de esportes no Bairro Bela Vista e Júlio Adilson Pires (PP) construção de poço artesiano na Comunidade do Rio dos Banhados. Todos os Requerimentos foram acolhidos por toda Equipe.

A Equipe de Vereadores propôs um Voto de Pesar pelo falecimento  do Senhor Miguel Valkiu ocorrido no último dia 20 de agosto, acolhida pela Mesa Diretora.

Fizeram uso da Palavra Livre os vereadores Valdecir José Ratko (DEM), que lembrou que os serviços como pinturas nos asfaltos municipais não devem ser feitos em horários impróprios como a madrugada e lembrou que será realizada a troca de piso na Associação da Terceira Idade e mencionou sua presença na Conferência de Assistência Social, que teve objetivo de avaliar e propor diretrizes e elegendo as prioridades para os próximos anos; Anderson comentou sobre a necessidade de solução na Av. Marechal Deodoro da Fonseca no Bairro Rocio, que tem sido palco de vários acidentes; José Pedro Walck (PSD) mencionou a falta de respeito às lombadas e necessidade de conscientização da UVTRAN para que sejam tomadas providências antes de um acidente com caso fatal; Alandra Roveda Grando (PL) falou sobre as Ações do Ônibus Lilás, e comentou que lutou desde início com o Governo do Estado e o Deputado Ney Leprevost para a vinda do Ônibus Lilás à União da Vitória lembrando as 13 Ações do ônibus mencionando todos os Bairros visitados; André Henik (SDD) comentou sobre a importância de suas proposições e Thays Bieberbach (PT) falou sobre sua defesa em face aos servidores públicos; Emerson Lourenço (PTC) lembrou sobre problema na Ponte Rio da Prata onde entrou em contato com o Secretário de Obras do Município e no mesmo dia foi atendido com a solução que beneficiou a população local; Godoy falou sobre suas solicitações sobre vagas demarcadas à pessoas com deficiência e enfatizou ser contrário à reforma administrativa, motivo do discurso de Márcio; o Vereador Pires trouxe a notícia que forma contemplados com um Meu Campinho, Parquinho e Academia ao Ar Livre para o Bairro São Braz e agradeceu ao Deputado Emerson Bacil que atendeu seu pedido junto ao Vereador André Cristiano Henik.

Cordovan agradeceu a explanação do Presidente do Sindicato do Magistério Marco sobre a Reforma PEC32 e a presença no plenário da Presidente da APP Sindicato Salete Tonon e Joel Oliveira Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos. Cordovan parabenizou a ação do Ônibus Lilás, a Secretaria Municipal e do Estado e as Vereadoras pelo engajamento no Projeto, assim como a Associação Atlética Iguaçu que estreia com a ACAU que representará o Município na segunda divisão do Campeonato Paranaense. Cordovan lembrou ainda que aconteceu o Campeonato da Rota das Colônias com a participação de mais de 300 atletas.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.