Cáritas e Equoterapia de União da Vitória declaradas de utilidade pública

Anúncio aconteceu durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 28

·
Atualizado há 3 anos

A Cáritas Diocesana de União da Vitória e a Associação de Assistência às Pessoas que precisam de Equoterapia no município (AAPPE) foram declaradas de utilidade pública durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, 28.

(Fotos: Assessoria Câmara de União da Vitória)

Ambos os Projetos de Lei Ordinária (nº 24/2021 e nº 25/2021, respectivamente) foram aprovados em primeira discussão.


Cáritas

Na Diocese de União da Vitória a implantação aconteceu no dia 29 de agosto. Nascida no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas é um Organismo ligado a CNBB que promove e realiza trabalhos que visam valorizar a dignidade da vida humana em todos os seus aspectos e fazes.

“Desde a sua fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas”, expressa o Site da Cáritas Brasileira, no Menu – Missão (www.caritas.org.br). Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, que na época era Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Participantes da reunião de implantação da Cáritas Diocesana, reunidos na sala de palestras da Casa de Formação, em União da Vitória. (Foto: Arquivo Cáritas)

Internacionalmente a Cáritas está presente nos cinco continentes e tem sua sede em Roma, de onde coordena operações de emergência e propõe políticas para corrigir as desigualdades.

Equipe da Cáritas Diocesana em agosto de 2020: Membros da Presidência, da Diretoria, do Conselho Fiscal e membros associados, no pátio da Casa de Formação. (Foto: Arquivo Cáritas)

 


AAPPE

O proprietário do Rancho 2N, Luiz Bassi Netto, usou a tribuna para falar sobre o projeto de Equoterapia que é realizado em União da Vitória.

O Rancho 2N conta com atendimento voltado à pacientes com autismo, síndrome de Down e doenças neurológicas, como paralisia cerebral e outras enfermidades que comprometem os movimentos, exigindo do paciente força muscular, concentração e conscientização sobre o próprio corpo por meio da terapia com os cavalos.

Os tratamentos foram iniciados em 2006, com a missão de promover por meio da aproximação com a cultura equestre novos espaço e significado para o tratamento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.


Auxílio emergencial 

Em primeira discussão e votação, esteve o Projeto de Lei Ordinária nº 29/2021, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 4923, de 20 de maio de 2021, que autoriza a concessão de auxílio emergencial aos permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado, taxistas, por conta dos impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores.


Indicações

O vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), solicitou às secretarias envolvidas que incluam no Programa de Pavimentação Asfáltica, a Rua 22 de abril e a rua Valdomiro Sidol, no bairro Cristo Rei. Seguindo o plano de urbanização da cidade, todas as ruas de bairros que ainda são pavimentadas em terra apresentam diversos problemas à população, sendo necessário o asfaltamento.

Já o vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), pede para que entre inclusão no Programa de Pavimentação Asfáltica a Rua Omar Wolff Coradin, no Bairro Rio da Areia.  Justifica que na busca por promover o desenvolvimento urbano em nosso Município, é de suma importância que para tal, seja desenvolvido o asfaltamento na região dos bairros de União da Vitória.

O vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP), solicita também incluir no Programa de Pavimentação Asfáltica a Rua Elkys, no bairro São Basílio Magno.  

Também, os vereadores André Cristiano Henik (SDD) e Valdecir José Ratko (DEM), solicitam o fechamento de valetas abertas no entorno da creche municipal CEMEI Eneida Fagundes e Centro Comunitário da Terceira Idade, no Bairro Panorama nesta cidade.

Ainda, solicitaram o fechamento de valetas abertas no entorno do Ginásio Municipal Benedito Albino, no bairro Panorama. 

Já o vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), solicita para que estudem a possibilidade e construção de um Parque Infantil no final da Rua Omar Wolff Coradin, no barro Rio da Areia. Justificou a construção de um parque infantil é necessária para atender as crianças daquela região, que não dispõem de lugar específico para suas brincadeiras e famílias.

A Vereadora Alandra Roveda Grando (PL), solicitou ao Deputado estadual Hussein Bakri o repasse no valor de trezentos mil reais com o intuito de ser realizada a construção de um refeitório na Escola Municipal Professora Maridalva de Fátima Palamar, no Bairro São Braz, pois a instituição atende inúmeras crianças, as quais não possuem local apropriado para realizarem suas refeições. O terreno onde a Escola foi construída está em posse do Governo Estadual, sendo que existe espaço suficiente para a construção deste refeitório. Portanto, primando pelo bem-estar, não somente dos alunos, mas sim de toda a comunidade que se faz presente diariamente na Escola, faz-se necessário o atendimento desta demanda.


Moções

Ainda, a sessão contou com um VOTO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES aos Pastores Inácio Fernandes Machado e Elisabete Machado, que estiveram à frente das Igrejas da Assembleia de Deus nos bairros São Luis, Jardim Roseira, Muzollon e Panorama, de 02 de janeiro de 2017 até 11 de junho de 2021. Segundo a moção, “por onde realizaram importante trabalho de união das famílias, pregando a igualdade e paz, deixando por aqui grandes ensinamentos, e levando muitas amizades”.

Também, um VOTO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES para o Policial Militar Rodrigo Daniel de Paula do 3º BPM/ 2ª CIA em Canoinhas, pela ação heroica em União da Vitória.

Segundo a moção, “o policial salvou a vida de uma criança de um ano e sete meses. O Policial Militar de Santa Catarina estava indo a uma farmácia nas proximidades da Avenida Marechal Deodoro, no centro de União da Vitória, quando no caminho cruzou com uma mulher desesperada, gritando com o seu bebê nos braços. A criança estava roxa. Ele percebeu que o bebê estava com as vias respiratórias obstruídas e prontamente prestou os primeiros socorros desobstruindo as vias e imediatamente o levou ao pronto atendimento.  Foi constatado que a criança estava com as vias respiratórias trancadas causadas por um giz de cera. O bebê passa bem graças ao ato heroico desse soldado militar que honra sua farda e engrandece a corporação dando orgulho a esses profissionais às vezes tão criticados em nosso país, que ele se torne referência e exemplo a outros profissionais”.


Reunião extraordinária

Também nesta segunda-feira, 28, aconteceu a 7ª Reunião Extraordinária da Câmara de União da Vitória. Os vereadores foram favoráveis ao projeto de Lei Ordinária nº12/2021, que dispõem sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2022. O projeto foi aprovado em primeira discussão e votação.