Deputada catarinense registra boletim de ocorrência após ataques

·
Atualizado há 5 anos

Foto: Luis Debiasi/Agência AL
Foto: Luis Debiasi/Agência AL

A deputada estadual Ana Paula da Silva, conhecida como Paulinha (PDT), registrou na manhã desta segunda-feira, 11,  um boletim de ocorrência por ameaça, difamação e injúria, na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São José, na Grande Florianópolis. Ela foi alvo de ofensas e agressões nas redes sociais, por causa do macacão vermelho com decote usado na cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

De acordo com a assessoria de comunicação da deputada, os comentários publicados vão ser apresentados para a polícia para servir de base para a investigação. Durante o registro da ocorrência, a parlamentar informou que “em razão da vida pública e do volume de agressões virtuais, a situação lhe causou e está lhe causando sério constrangimento, inclusive em locais públicos”. A investigação será feita pelo setor de crimes cibernéticos da Deic.

Uma foto tirada no dia 1° de fevereiro foi publicada no perfil da deputada em páginas de redes sociais. As ofensas vieram de várias partes do país. Um dos comentários foi feito por um homem que se identificou como policial militar.

Em entrevista à NSC TV, ela disse que sempre usou roupas justas e decotadas e que não vai ser agora que chegou à Alesc que vai mudar.

“Claro que foi um dia de bastante sofrimento, não vou negar. Mas eu não vou arredar o pé daquilo que eu sou. Eu quero ser feliz acima de todas as coisas. E isso implica em me apresentar para as pessoas como eu sou. Corpo, alma, verdadeiramente aquilo que eu sou. Acho que esse preconceito precisa ser desconstruído. E de fato, no ambiente da política, a presença esmagadora de homens nos faz encolher, nos faz retroagir”, disse Paulinha.

Para a deputada, as pessoas estão dando atenção para coisas que não são relevantes. “Hoje tem mais de 800 mil catarinenses esperando procedimento médico ou cirúrgico. Nesses 30 dias, essas filas só aumentaram. Essas sim são as questões mais importantes”, declarou.

Paulinha disse também que pretende processar quem fez comentários ofensivos contra ela.

O advogado criminalista Leonardo Costella afirma que no caso da advogada, as pessoas que fizeram os comentários ofensivos podem ser condenadas até a pagar indenização por danos morais.

“Esses crimes podem muito bem serem classificados por difamação ou injúria, que são crimes contra a honra”, disse.

A Assembleia Legislativa informou que o regimento interno diz que o traje do plenário é passeio completo e que a roupa da deputada estava de acordo, por isso não houve quebra de decoro. Disse ainda que repudia os comentários misóginos contra a deputada.

Já o comando geral da Polícia Militar afirmou que vai abrir processo administrativo para investigar a postura do policial da reserva que postou os comentários ofensivos.

A deputada Ana Paula foi eleita com 51.739 votos. Ela já foi prefeita de Bombinhas, no Litoral Norte, duas vezes.