Deputado federal visita Câmara de Vereadores

José Mário Schreiner foi eleito em Goiás, mas é natural do distrito de Santa Cruz do Timbó, Porto União

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Divulgação/Câmara de Vereadores de Porto União).
(Fotos: Divulgação/Câmara de Vereadores de Porto União).

A Câmara de Vereadores de Porto União recebeu na manhã deste sábado, 31, a visita do deputado José Mário Schreiner (Zé Mário), nascido no Distrito de Santa Cruz do Timbó e que hoje é Deputado Federal eleito pelo Democratas (DEM) de Goiás.

Técnico em agronomia, Zé Mário é produtor rural, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O deputado foi recepcionado pelo presidente do Legislativo Carlos R. Pinto (Bifão), e pelos vereadores Christian Martins e Elio Weber, que entregaram a moção de aplausos e a medalha do Centenário de Santa Cruz do Timbó. O Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, participou da recepção ao deputado.

Estiveram presentes proprietários das pousadas do município e familiares e amigos do deputado. Zé Mário se juntou aos deputados de Santa Catarina, Darci de Matos e Carlos Chiodini, para tentar tirar o lambari da lista da piracema e conversou com os proprietários das pousadas.

O vereador Elio Weber destacou a importância de ter mais um parlamentar de Porto União que pode auxiliar nas demandas. “Precisamos resgatar a autoestima da população. Mostrar que podemos dar certo. O Zé Mário é um dos exemplos disso. É daqui da nossa terra, saiu venceu e mostra isso. Temos que ter a consciência de que Porto União e União da Vitória são exportadores de lideranças e a história mostra isso com vários exemplos”, afirmou.

Para Martins é mais uma força que se junta às demandas do município. “É mais uma porta aberta que temos em Brasília, mesmo sendo representante de Goiás, atende as demandas de Porto União. Hoje veio fazer essa visita à Câmara e recebeu algumas demandas, como a de tirar o lambari da lista da piracema. Sabemos que o lambari se reproduz de forma gigantesca e isso acaba atrapalhando as pousadas e a rota do lambari. Isso inviabiliza o setor turístico do interior de Porto União, e essas leis feitas de cima para baixo acabam prejudicando. Precisamos defender o setor produtivo de forma sustentável, e foi uma das bandeiras que ele levantou ao lado do deputado federal de Santa Catarina Carlos Chiodini”, disse Christian.

O deputado falou um pouco da sua história e de sua atuação na câmara federal, defendeu algumas pautas e destacou que a população deve ser ouvida para que as mudanças aconteçam. “Tenho que externar minha alegria e meu respeito à Câmara de Porto União que me recebeu com muito carinho. Vim visitar minha família e não poderia deixar de visitar o parlamento de Porto União onde falamos um pouco sobre o nosso trabalho. E aqui recebemos uma homenagem pelo centenário de Santa Cruz do Timbó e quero agradecer também pela homenagem realizada para meu pai e minha mãe”, comentou o deputado Zé Mário. Os pais do deputado, Erich e Maria Angélica Schreiner foram uns dos homenageados no Centenário de Santa Cruz do Timbó.

O deputado ainda ouviu algumas demandas do município. “Recebemos os proprietários das pousadas que vieram pedir auxílio relacionado à pesca do lambari. Estamos discutindo isso em Brasília e ainda recebemos representantes do hospital São Braz, que nos trouxeram algumas demandas relacionadas ao Ministério da Saúde”, completou.