Deputado quer tornar Cruz Machado a Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada

Segundo Hussein Bakri, a ideia é uma justa homenagem a todo o Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Divulgação/Assessoria).
Em julho, Bakri levou o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate) a uma reunião no Palácio Iguaçu com o Governador (Foto: Divulgação/Assessoria).

O deputado Hussein Bakri (PSD) quer tornar Cruz Machado a “Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada”. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, 2, na Assembleia Legislativa.

Também por proposição do parlamentar, o dia 2 de fevereiro já foi incluído no calendário oficial de eventos do estado como “Dia do Produtor da Erva-Mate”.

“Essa é uma justa homenagem não só a Cruz Machado, mas a todo o Vale do Iguaçu. Nossa região é a maior produtora de erva-mate sombreada do país e tem uma cadeia produtiva fortíssima e de qualidade mundialmente reconhecida. Além de gerar emprego e renda a quase 100 mil famílias, esse método conserva a floresta nativa e garante a produção de uma forma ecologicamente correta”, destacou Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa e representante do Sul do Paraná junto ao Governo Ratinho Junior (PSD).

Atualmente, Cruz Machado produz cerca de 92 mil toneladas de erva-mate sombreada por ano, que abastecem mais de 10 indústrias do ramo. O sombreamento, que garante um sabor diferenciado ao produto, se dá de duas formas: a partir do plantio de outras espécies de árvores na área do cultivo ou efetuando-se o plantio de mudas de erva-mate onde já existem árvores de outras espécies estabelecidas.

Esse reconhecimento simbólico previsto no projeto apresentado é mais um passo para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate. Há dois meses, Bakri levou o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate) a uma reunião no Palácio Iguaçu com o Governador.

Na oportunidade, Ratinho Junior lembrou que a erva-mate está presente no brasão do estado e se comprometeu a incentivar o desenvolvimento do cultivo do produto, que, na visão dele, pode ser o propulsor de incentivo ao turismo, geração de emprego e industrialização da cadeia de alimentos na região Sul do Paraná.

Segundo o Líder do Governo, vários dos pontos apresentados ao Governador pelo Cogemate já estão sendo debatidos internamente pelos órgãos competentes dentro do Executivo estadual. A pauta inclui a criação do Arranjo Produtivo Local (APL); de uma zona franca; de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; marketing institucional em cima do produto; e fomento ao turismo.

Outros dois itens foram encampados pelo próprio Hussein Bakri. A regulamentação do plantio de árvores próximas às linhas de energia elétrica está prevista em um projeto de lei elaborado pelo parlamentar em parceria com a Copel. Pela proposta, que deve ser aprovada nas próximas semanas pela Assembleia, a faixa de segurança mínima deverá ser de 15 metros de cada lado da rede e a altura máxima das árvores não poderá ultrapassar 3 metros. Além disso, Bakri está discutindo com a Secretaria de Estado da Educação a inclusão do chá ou suco de erva mate na merenda escolar.