Deputados tomam posse e elegem Merisio presidente do Legislativo em SC

·
Atualizado há 9 anos

alesc-posse-deputados
Os 40 deputados que vão compor a a 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Os 40 deputados estaduais catarinenses da 18ª Legislatura (2015-2019) tomaram posse na manhã deste domingo (1º), no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa. A sessão foi presidida pelo deputado Narcizo Parisotto (DEM), o mais velho entre os parlamentares com o maior número de legislaturas. Em seguida, o deputado Gelson Merisio (PSD) foi eleito presidente do Legislativo.

A posse

Narcizo Parisotto jurou manter, defender e cumprir as constituições Federal e Estadual, além de observar as leis, “desempenhando leal e sinceramente o mandato outorgado pelo povo catarinense”. Logo após, os quarenta parlamentares juraram, repetindo individualmente “assim o prometo” e assinando o termo de posse.

Eleição do presidente
Gelson Merisio obteve o apoio unânime dos quarenta deputados e presidirá a Casa no biênio 2015-2017. A eleição foi nominal, com voto declarado no microfone de apartes. Ada de Luca (PMDB) revelou que seu voto era “consciente e coerente”. Ismael dos Santos (PSD) registrou que votava “pela autonomia e transparência do Legislativo”. Jean Kuhlmann (PSD) destacou “a unidade do Parlamento” e Luciane Carminatti (PT) justificou o apoio “em nome da república do grande Oeste”, aludindo ao fato de que a região constitui a base eleitoral do presidente eleito.

Proclamado o resultado, Merisio agradeceu o apoio dos colegas. Falando da tribuna, ressaltou a notícia de que o estado superou São Paulo como maior gerador de empregos no país. “Em todas as regiões sopram os ventos do desenvolvimento e a Assembleia tem sido parceira, cumprindo seu papel, discutindo e votando projetos para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

Gelson Merisio assumiu compromisso com a independência, a transparência e a sintonia com a sociedade. “Independência para pensar, agir legislar, divergir, concordar e apoiar, transparência porque a luz do sol ainda é o melhor dos detergentes e sintonia com a sociedade e os demais poderes para responder os anseios com diálogo permanente”, assegurou Merisio, que propôs intensificar a presença do Legislativo nas diversas regiões. “Uma agenda positiva e itinerante”, defendeu.

Eleição dos outros membros da mesa
Depois da eleição do presidente foram eleitos os outros membros da Mesa, também com ao apoio unânime dos representantes do povo. O deputado Aldo Schneider (PMDB) foi escolhido 1º vice-presidente; Leonel Pavan (PSDB) o 2º vice, Valmir Comin (PP) o 1º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) o 2º secretário, Dirce Heiderscheidt (PMDB) a 3ª secretária e Mário Marcondes (PR) o 4º secretário.

Prestigiaram a sessão o governador Raimundo Colombo, o vice, Eduardo Pinho Moreira, o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Schaefer Martins, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a sub-procuradora Geral de Justiça, Valquiria Ruicir Danielski, além de autoridades militares e civis, familiares, amigos e correligionários dos deputados empossados, que lotaram as galerias e o hall do palácio Barriga Verde.

Deputados empossados
Ada de Luca (PMDB)
Aldo Schneider (PMDB)
Ana Paula Lima (PT)
Antonio Aguiar (PMDB)
Carlos Chiodini (PMDB)
César Valduga (PCdoB)
Claiton Salvaro (PSB)
Darci de Matos (PSD)
Dirce Heiderscheidt (PMDB)
Dirceu Dresch (PT)
Gabriel Ribeiro (PSD)
Gean Loureiro (PMDB)
Gelson Merisio (PSD)
Ismael dos Santos (PSD)
Jean Kuhlmann (PSD)
João Amin (PP)
José Milton Scheffer (PP)
José Nei Ascari (PSD)
Kennedy Nunes (PSD)
Leonel Pavan (PSDB)
Luciane Carminatti (PT)
Marcos Vieira (PSDB)
Mário Marcondes (PR)
Mauricio Eskudlark (PSD)
Mauro de Nadal (PMDB)
Milton Hobus (PSD)
Moacir Sopelsa (PMDB)
Narcizo Parisotto (DEM)
Natalino Lazare (PR)
Neodi Saretta (PT)
Patrício Destro (PSB)
Padre Pedro Baldissera (PT)
Ricardo Guidi (PPS)
Rodrigo Minotto (PDT)
Romildo Titon (PMDB)
Serafim Venzon (PSDB)
Silvio Dreveck (PP)
Valdir Cobalchini (PMDB)
Valmir Comin (PP)
Vicente Caropreso (PSDB)