“É hora de dizer CHEGA!”, diz Oriovisto Guimarães pré-candidato ao Senado

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: ADI-PR).
(Foto: ADI-PR).

Para ele, “chega de corrupção, chega de privilégios políticos, chega de ver os impostos pagos pelo povo não retornar em saúde, educação e segurança”. Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (23), em Curitiba, o Professor Oriovisto falou sobre sua carreira profissional, dos 40 anos à frente do Grupo Positivo, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, abordou o atual cenário político e econômico, destacando a importância da ética e honestidade na construção de novos caminhos para mudar o país.

“Chega de ver o dinheiro dos impostos que pagamos todos os dias, quando compramos arroz e feijão e outras mercadorias, sendo desviado para as mordomias dos palácios dos governantes ou para as obras superfaturadas. O que entregamos ao governo, por meio dos impostos, é mais do que suficiente para termos o bem comum representado por uma justiça rápida e eficiente, uma educação pública e gratuita de qualidade, uma assistência à saúde de qualidade, uma segurança eficaz e boa infraestrutura representada por portos, rodovias etc”, destacou Oriovisto.

O professor disse que ingressa na política com o único interesse de contribuir para a realização das mudanças necessárias no Brasil, colocando a sua experiência a serviço da sociedade. “Eu não posso suportar mais ver esse país do jeito que está. Não sou mais empresário, mas tenho ainda muita disposição e saúde para trabalhar. Conheço bastante os problemas do Brasil e não tenho qualquer outro interesse que não seja o ideal de um país melhor”.

“Chega de políticos voando nos jatinhos da FAB, gastando o dinheiro dos impostos que pagamos. Chega de uma justiça que demora demais para prender corruptos e que solta muitos dos que foram presos”, disse o Professor.

Oriovisto ressaltou ainda que “o eleitor não é o servo dos governantes. O eleitor deve ser o patrão dos governantes, capaz de despedi-los quando administram mal e capaz de mandá-los para cadeia quando roubam. As próximas eleições serão uma grande oportunidade de o povo mudar o quadro de deputados federais e senadores e, assim, mudar o Brasil. Chega de sermos procurados, como eleitores, só na hora da eleição e depois sermos esquecidos como cidadãos”.

O pré-candidato acredita que o país precisa com urgência de reformas que simplifiquem os tributos, combatam a corrupção, acabem com benefícios especiais e melhorem a gestão pública.

Reforma do Judiciário

O pré-candidato considera que a nossa Justiça precisa ser mais ágil. “Justiça que demora em demasia, transforma-se em injustiça. No combate à corrupção, a reforma no judiciário é importantíssima. As penas precisam começar a ser cumpridas com a condenação em segunda instância, isto por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para que não haja mais dúvidas. O foro privilegiado precisa desaparecer”.

Reforma da Previdência

Oriovisto acredita que a reforma previdenciária é uma necessidade e também uma questão matemática. “No ano passado, o déficit da previdência social com os setores público e privado somaram R$ 268,8 bilhões. Como a população está envelhecendo, este déficit tende a aumentar. Em poucos anos, a previdência vai consumir os recursos do governo e que faltará dinheiro para a remuneração dos funcionários públicos, do exército, da marinha, dos médicos, professores e demais profissionais”.

“Chega de desigualdades! ” O professor analisou que o Brasil é um dos poucos países do mundo onde o funcionário público se aposenta com o salário integral, enquanto que os contribuintes da iniciativa privada, aposentam-se com valores na média de dois mil reais. “Esta é uma receita que não funciona, que concede privilégios enormes a algumas pessoas e uma aposentadoria ridícula à maioria do povo brasileiro. Não é porque a pessoa atua na iniciativa privada ou pública que ela merece ter uma velhice melhor ou pior. É preciso respeitar os direitos adquiridos, mas temos que ter uma previdência única, igual para todos”.

Reforma Tributária

“A questão tributária dificulta muito a vida dos empresários”, disse o Professor. “São impostos demais, mal organizados e mal distribuídos. Para uma empresa recolher os impostos, precisa ter um exército de pessoas trabalhando só para preencher guias, isso precisa ser passado a limpo e simplificado”.

Graduado em Economia, ele avalia que o governo não pode mais aumentar os impostos, uma vez que a carga tributária já é altíssima. Imprimir moeda ou títulos da dívida pública também não seria possível, porque os juros explodiriam e a economia pararia.

“A única maneira de obtermos recursos para investir em educação, saúde, segurança e infraestrutura das estradas e dos portos é por meio da economia, da melhor gestão do governo, com corte de gastos supérfluos, de excesso de funcionários, daqueles que não trabalham, obras sem superfaturamento e combate à corrupção. Se isto for feito, haverá recursos para tudo que necessitamos e ainda sobrará até para pagar as dívidas do governo”.

Reforma Política

“Chega de privilégios políticos! É preciso acabar com os excessos que existem no Congresso Nacional e nas Assembleias estaduais, como benefícios especiais, auxílio moradia e aposentadorias especiais. Para cada palácio habitado por político, a quem o povo delegou o poder de representá-lo, existem milhões de casas simples de gente que trabalha duro, na lavoura, na indústria e na prestação de serviços e que o sustenta com os impostos que pagam”.

Oriovisto analisa que esta prática, dos privilégios e da corrupção, desencantou o brasileiro que já não acredita nos políticos. “O povo precisa retomar o poder, com representantes honestos que trabalhem pelo povo. O artigo 1º da nossa Constituição, em seu parágrafo único, diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.

Disputa ao Senado no Paraná

Nas eleições deste ano serão duas vagas para o Senado e cada paranaense poderá votar em dois nomes. Os pré-candidatos são os ex-governadores Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (MDB); Professor Oriovisto (PODEMOS), Deputado Federal Alex Canziani (PTB); Deputada Federal Cristiane Yared (PR); Deputado Federal Delegado Francischini (PSL); ex-senador Flávio Arns (Rede); servidora pública estadual Jacqueline Parmegiani(PSOL); ex- vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT); Deputado Estadual Ney Leprevost (PSD); servidor público estadual Rodrigo Tomazini (PSOL); Deputado Federal Takayama (PSC); ex- Deputado Federal Wilson Picler e ex-vereador de Santa Cruz de Monte Castelo Zé Boni (PRTB).

“Chega de privilégios políticos! É preciso acabar com os excessos que existem no Congresso Nacional e nas Assembleias estaduais, como benefícios especiais, auxílio moradia e aposentadorias especiais”.

O Professor Oriovisto mantém um site oficial e também está nas mídias sociais:

www.professororiovisto.com.br

www.facebook.com/professororiovisto/

www.instagram.com/professororiovisto/

www.youtube.com/channel/UCGVns5EG38qfdFa-FV7ECjQ